Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Presidente da AMM e prefeitos mineiros acompanham posse dos deputados estaduais mineiros

Presidente da AMM e prefeitos mineiros acompanham posse dos deputados estaduais mineiros

A tarde desta sexta-feira (1º de fevereiro) foi marcada por grande expectativa com a posse dos 77 deputados estaduais, representantes legítimos do povo mineiro no Poder Legislativo. O presidente da Associação Mineira de Municípios, 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, e centenas de gestores municipais mineiros acompanharam a solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) com a esperança de poderem contar com o trabalho dedicado dos parlamentares na busca do equilíbrio das contas dos municípios e, consequentemente, do desenvolvimento do Estado de Minas Gerais.

O prefeito de São Tiago e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro-Sul (CISRU), Denilson Silva Reis, afirma esperar que a nova composição da Assembleia seja apoiadora do municipalismo. “Sentimos falta do grupo dos deputados que está deixando o cargo hoje e de apoio, porque o antigo governador não cumpria a lei. Esperamos que esse grupo novo entenda esse momento tão complexo para os prefeitos e venha nos apoiar. Não tem como continuarmos com o relacionamento que havia no passado”, salienta.

Na avaliação do prefeito de Itapecerica e diretor da AMM na região Centro-Oeste, Wirley Rodrigues Reis, a posse dos deputados é um momento muito importante porque sinaliza a oportunidade de mudança. “Esperamos que os deputados possam ser parceiros do municipalismo, uma causa que a gente defende; que os municípios sejam respeitados; que os repasses do Governo Estadual possam se viabilizar e chegar aos caixas das prefeituras.”

A prefeita de Guidoval e diretora da AMM na região da Zona da Mata, Soraia Vieira de Queiroz, fala da importância da AMM como suporte aos municípios. “A AMM tem papel fundamental, na pessoa do presidente Julvan. Esperamos que os novos deputados olhem para nós, nos municípios, pois estamos passando muita dificuldade lá na ponta (nos municípios). Precisamos de deputados que amparem os prefeitos neste momento de dificuldades financeiras.”

Para o prefeito de Ijaci, Fabiano da Silva Moreti, a união dos gestores é fundamental. “Estamos aqui, com nosso líder, representante dos municípios (Julvan), para os deputados se sensibilizarem, cada vez mais, com as dificuldades dos municípios, que sofrem pela falta de recursos, que são direitos nossos. Estamos aqui com esperanças de levar mais saúde, educação, esporte e lazer aos nossos munícipes.”

Solenidade

A reunião foi presidida pelo deputado mais idoso, Hely Tarqüínio (PV), de 78 anos, que foi eleito para seu sétimo mandato. Depois dos juramentos dos parlamentares, foi declarada a instalação da 19ª Legislatura (2019/2023) e de sua 1ª Sessão Legislativa Ordinária (primeiro ano de trabalho).

Na abertura da solenidade, o deputado Hely Tarqüínio manifestou o sentimento de dor e pesar do povo mineiro, representado pela ALMG, com a tragédia que se abateu no Estado, com o rompimento da barragem de rejeitos da Vale, em Brumadinho (Região Central), na última sexta-feira (25). Ele ressaltou o trabalho heroico que vem sendo desenvolvido no local pelo Corpo de Bombeiros do Estado e demais forças de segurança pública e defesa social.

Em seu discurso, o governador Romeu Zema reafirmou seu compromisso de estar presente na Assembleia, trazendo as ações e a realidade do governo. “Felicito os empossados e faço votos de que tenhamos uma nova legislatura com a ciência da sua importância e responsabilidade para o futuro do Estado”, disse.

No lado de fora do salão nobre, servidores públicos se reuniram para protestar pelos atrasos nos salários.

Publicado em 1º de fevereiro de 2019.