Home > Comunicação > Notícias > Presidente da AMM destaca importância do desenvolvimento local na abertura do Minas Avança Cidades

Presidente da AMM destaca importância do desenvolvimento local na abertura do Minas Avança Cidades

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, participou, na manhã desta terça (21), da abertura institucional do evento Minas Avança Cidades, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Invest Minas. O evento contou com a presença do governador Romeu Zema, secretários de Estado, deputados, prefeitos, lideranças políticas e empresariais. A AMM, parceira do evento, está com um estande para apoiar os gestores mineiros no local.

Na ocasião, Dr. Marcos Vinicius recebeu das mãos do presidente do Invest Minas, João Paulo Braga, o Guia Rápido de Atração de Investimentos para Municípios, que também foi distribuído aos prefeitos presentes, como instrumento para auxiliar no desenvolvimento econômico local.

O presidente da AMM lembrou a precária situação dos municípios com o confisco dos recursos constitucionais do governo passado. “Minas se desenvolveu porque a primeira preocupação do governador Zema, ao assumir, foi pagar os municípios, onde vive a população mineira, dando oxigênio para as cidades para que elas fizessem o desenvolvimento econômico local. Não adianta ter dinheiro em caixa, se ele não consegue chegar às políticas públicas lá na ponta”, destacou o presidente Dr. Marcos Vinicius.

O evento tem o propósito de estimular a atração de investimentos nas cidades mineiras, além de mostrar bastidores e cases de empresas e apresentar os resultados em geração de empregos e investimentos para Minas Gerais. Foram apresentadas ainda experiências de sucesso e melhores práticas para o desenvolvimento econômico de municípios mineiros.

Durante o encontro, foi anunciado, também, o lançamento de nova linha de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para as prefeituras visando à regularização fundiária urbana. A linha BDMG Reurb, que tem orçamento anual de R$ 60 milhões, vai financiar a contratação, pelo poder público municipal, de consultorias técnicas para a execução de todos os itens necessários para estruturar o processo de regularização fundiária, como mapeamento, georreferenciamento e pesquisa cadastral dos imóveis, cadastro dos proprietários e despesas cartoriais, entre outros.

O governador Romeu Zema destacou a importância da AMM como entidade apoiadora do acordo que resultou no pagamento de recursos confiscados no governo passado e como é importante manter em dia os repasses aos municípios para a manutenção dos serviços públicos. Ele falou também sobre a regularização fundiária e como ela pode aumentar a arrecadação dos municípios. “O gestor municipal vai ficar muito mais bem avaliado e o desenvolvimento vai chegar com o crescimento da arrecadação municipal. É algo que não tem contra indicação. Temos que levar adiante. É uma oportunidade excepcional de gerarmos o bem social e, concomitantemente, o desenvolvimento econômico local”, disse.

Painel com prefeitos

O Minas Avança Cidades continua na parte da tarde e terá painéis, palestras de capacitação técnica com temas sobre incentivos fiscais, técnicas de licenciamento ambiental e crédito para acelerar investimentos nos municípios. Prefeitos mineiros, três deles integrantes da diretoria da AMM (prefeito de Curvelo, Luiz Paulo; prefeito de Paracatu, Igor Santos, e prefeita de Uberaba, Elisa Araújo), juntamente com o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Antônio Carvalho de Azevedo, participam do painel “Histórias de Sucesso na Promoção de Negócios nos Municípios”,  mediado pelo Presidente da Codemge, Thiago Toscano.