Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Presidente da AMM assina convênio com o Sebrae-MG para alavancar o empreendedorismo e o desenvolvimento dos 853 municípios mineiros

Presidente da AMM assina convênio com o Sebrae-MG para alavancar o empreendedorismo e o desenvolvimento dos 853 municípios mineiros

Fomentar o desenvolvimento local e melhorar a receita dos municípios criando um ambiente favorável ao progresso econômico, com foco nas vocações locais e estímulo ao empreendedorismo. Estes são os pilares que determinarão a parceria entre Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Sebrae Minas, formalizada na noite desta terça-feira, 3 de dezembro, durante a abertura do I Delta Fórum, em Belo Horizonte.

Foto:Paulo Márcio

O presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, assinou o convênio que irá aliar a capacidade técnica do Sebrae com a capilaridade que a Associação tem em Minas Gerais, levando para todas as regiões do estado uma série de ações voltadas para o empreendedorismo local, tanto na gestão pública quanto na iniciativa privada.

As duas entidades serão parceiras em diversas vertentes, com o apoio do Sebrae na consultoria sobre a promoção do desenvolvimento sustentável. A AMM contará com o Sebrae também em seu projeto de interiorização, o “ AMM nos Municípios”, que leva a todas as regiões de Minas um importante debate político sobre o movimento municipalista, aliado à capacitação dos agentes públicos, tendo especialistas do Sebrae para falar sobre sobre desenvolvimento sustentável e empreendedorismo.

Em sua fala, Julvan destacou que duas forças prejudicam o desenvolvimento de atividades empreendedoras no município: a questão externa, que é o desenho federativo, que dá atribuições e os reconhece como entes federados, mas não repassa receitas na mesma medida, além do sistema engessado e burocrático. “Este problema a gente combate com o movimento institucional da associação, buscando transformar a legislação do país e regularizar isso”.

Para Julvan, a questão interna é a incapacidade de fazer uma gestão eficiente no nível de eficiência que o serviço público merece ter. Para combater isso, o presidente da AMM destaca a qualificação da mão de obra e da gestão. “Por isso, buscamos quem tem a expertise que ainda não temos, com um parceiro de peso como o SEBRAE, para poder levar qualificação que vai extrapolar as fronteiras da gestão pública e chegar no empreendedor, usando a estrutura pública pra fazer isso”, destacou.

João Cruz Reis Filho, diretor técnico do Sebrae Minas, ressaltou que o SEBRAE já é um grande parceiro dos

Foto:Paulo Márcio

municípios, com projetos como a Educação Empreendedora, a Sala Mineira do Empreendedor. “Mas reconhecemos a AMM como uma parceira para ter uma capilaridade ainda maior, atingir mais municípios. Enxergamos, na liderança do presidente Julvan, uma AMM muito forte, proativa, participativa, e, com esse convênio, vamos difundir mais aquilo que a gente já fazia, da cultura empreendedora”.

Ele explica ainda que o Sebrae apoia os municípios no estabelecimento de conexões entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil. “Essa disseminação de conhecimento é imprescindível, pois, se o prefeito cuida de tornar o ambiente favorável para os pequenos negócios, a economia vai bem, aumentam os empregos, a geração de receita, e estaremos de forma relevante cumprindo o nosso papel”.

Delta Fórum

Além da assinatura do convênio, a primeira edição do Delta Fórum tem o objetivo de mostrar aos gestores públicos que os municípios precisam ter várias formas de arrecadação, para não dependerem exclusivamente de um imposto distribuído para todos, que é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A programação do seminário inclui conversas com especialistas e gestores públicos sobre boas práticas de gestão municipal no Brasil e no mundo.

O propósito do Sebrae com esta ação pioneira, que passa a fazer parte do calendário dos principais eventos da instituição, é apresentar soluções para os desafios comuns aos 853 municípios mineiros na promoção do desenvolvimento sustentável. “O Delta Forum, que tem o apoio da AMM, é uma grande oportunidade para que os gestores públicos municipais possam trocar experiências em busca de inovação no planejamento de ações estratégicas para a melhoria das gestões em seus municípios”, disse o presidente da AMM.