Home > Comunicação > Notícias > Presidente da AMM apresenta os serviços da Associação e reforça a importância da qualificação durante o evento “Prefeito ciente, município eficiente “ do TCEMG

Presidente da AMM apresenta os serviços da Associação e reforça a importância da qualificação durante o evento “Prefeito ciente, município eficiente “ do TCEMG

Para apresentar os trabalhos prestados e as ferramentas disponibilizadas pela Associação Mineira de Municípios (AMM) aos gestores públicos de todo o estado, o presidente da entidade, que também é 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, participou, na manhã desta sexta-feira (23), do evento online”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), que busca capacitar os candidatos a prefeito em disputa eleitoral para o quadriênio 2021/2024.

O treinamento desta sexta foi sobre controles internos e processos administrativos. Servidores do próprio Tribunal fizeram as palestras: a servidora Claudia Mara Emediato e o servidor José Clemente, analistas de controle externo do TCEMG. O diretor-geral do Tribunal, Marconi Braga, foi o mediador.

“Muito satisfeito de participar desse evento, ouvindo orientações tão boas que quisera eu ter ouvido antes de sentar nessa cadeira de prefeito. Essas orientações que vocês trazem e compartilham com a gente pra que os gestores possam ter uma noção de como funciona a parte técnica da prefeitura e valorizar mais essas ferramentas de controle que foram criadas. Isso nos alegra de ver esse movimento acontecendo e queremos fazer agora, e depois com os novos gestores já escolhidos”, agradeceu Julvan Lacerda.

Ele destacou ainda a importância dos futuros gestores conhecerem mais sobre administração pública e o papel pedagógico dos órgãos de controle. “Muitos dos prefeitos que se envolvem em problemas com contas, na prestação de contas, não é por corrupção, não é por má fé. É por falta de quem sabe efetivamente fazer os procedimentos que tem que ser feitos. E para evitar isso, para poder aprender a fazer direito, é participando dessas capacitações, se aproximando do TCE, da AMM, usando as ferramentas que esses órgãos tem pra poder orientar a gestão pública. Exigir dos nossos servidores que partcipem dessas capacitações, que busquem aprimorar os seus conhecimentos, para a gente poder evitar problemas no futuro”, aconselhou.

O foco da AMM papel da AMM na qualificação na gestão também foi ponto marcante da sua apresentação.  “A AMM congrega os 853 municípios, temos atualmente 740 afiliados e oferecemos ferramentas nesse sentido. E um dos focos é a, aprimorar a gestão. É combater esse problema que afeta o servidor público de dentro pra fora, que são os problemas internos, capacidade técnica gerencial de fazer cumprir os procedimentos formais. E como ataca esse problema? Buscando capacitação do nosso pessoal. Porque se tiver alguma coisa errada num procedimento, a culpa pode até ser do técnico que fez, mas a responsabilidade é do prefeito, do gestor. Então precisamos ter essa consciência. E a AMM trabalha nesse sentido, com essas parcerias pra poder trazer capacitação, fazer um trabalho preventivo. Orientação técnica mais robusta, mais clara”.

Na página do evento, está ficando disponível todo o material ensinado até agora. Clique aqui e consulte o material.

Encontro presencial em Nova Lima

Haverá também um encontro presencial marcado para o dia 27 /10 e exclusivo para candidatos a prefeito.  Para participar, basta fazer sua inscrição.  As competências e atuações do TCEMG, as prestações de contas anuais e um panorama geral da Lei número 4.320/64 e da Lei Complementar 101/00 serão abordados. Além disso, haverá apresentação do Projeto Receitas e dos aplicativos desenvolvidos pela Corte de Contas mineira (Na Ponta do Lápis e Lupa de Minas).O evento tem lotação máxima de 150 pessoas, com o objetivo de respeitar o distanciamento entre os participantes. O treinamento será realizado na Fundação Dom Cabral, Campus Aloysio Faria. Ele está situado na avenida Princesa Diana, número 760, Alphaville (Lagoa dos Ingleses) em Nova Lima.

Clique aqui e faça sua inscrição. Será um dia todo de treinamento em Nova Lima (cidade próxima a Belo Horizonte).

Parceiros e apoiadores

Associação Mineira de Municípios (AMM) é parceira do evento.  Além dela, o Ministério da Justiça, por meio do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD); o Ministério da Economia, por meio do Departamento de Transferências da União; o Ministério da Saúde; e o Ministério da Educação.

O evento também tem o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG).

Clique aqui e acesse a página oficial do evento.