Home > Comunicação > Notícias > Prêmio de Boas Práticas: inscrições prorrogadas para até o dia 2 de março

Atendendo pedidos de gestores de municípios mineiros, a Comissão do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal prorrogou o prazo para envio de propostas para o dia 2 de março de 2022, para as equipes terem tempo para organizar as práticas e enviar a documentação necessária. Contabilizando recorde em relação às demais edições, até o momento, foram feitas 170 pré-inscrições e 163 inscrições, demonstrando que a concorrência será acirrada e com projetos que mostram a eficiência e a eficácia da gestão pública municipal no Estado. Confira o edital com novo cronograma (aqui).

Promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), a 10º edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal destaca as prefeituras que tiveram iniciativas inovadoras e eficazes na gestão pública. Os municípios afiliados à entidade, que ainda não enviaram propostas, têm, agora, mais duas semanas para preparar a documentação. E a comissão do prêmio reforça a importância dos municípios efetivarem as inscrições dos projetos pré-inscritos.

O Prêmio tem a finalidade de incentivar os integrantes das prefeituras dos municípios mineiros a contribuírem para a modernização da gestão e a melhoria da qualidade dos serviços públicos.

Reconhecer por meio do “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal” significa destacar, entre as prefeituras participantes de um ciclo de premiação, aquelas que evidenciam melhoria gerencial rumo à inovação, à redução de custos, à qualidade dos serviços e à satisfação do cidadão, visando valorizar esses projetos e ideias.

O presidente da AMM, Julvan Lacerda, enviou projetos durante as suas gestões em Moema, e convida os atuais gestores a fazerem o mesmo. “A premiação oferecida pela AMM visa mostrar que é possível empreender no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos”, destaca.

A premiação acontecerá durante o 37º Congresso Mineiro de Municípios, em junho de 2022.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no hotsite do Prêmio, clicando aqui. 

Conheça os Eixos do Prêmio:

  • ASSISTÊNCIA SOCIAL

O eixo “Assistência Social” visa premiar os municípios que trabalharam para a melhoria da qualidade, implementação e proposição da Política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e conhecer as boas práticas, com vista a replicar as mais-valias para o desempenho do sistema e oferecer amplas possibilidades para promoção do desenvolvimento social nos municípios mineiros.

  • CULTURA

O eixo “Cultura” visa premiar os municípios que trabalharam em prol do desenvolvimento do setor, levando em consideração suas próprias alternativas de desenvolvimento, de acordo com suas realidades e especificidades, do envolvimento da cadeia produtiva local e inclusão social; da criação de políticas públicas e seus critérios objetivos para investimento no setor; no respeito aos princípios da sustentabilidade econômica, ambiental, sociocultural e político-institucional; além das boas práticas aplicadas.

  • ECONOMIA

O eixo “Economia” visa premiar municípios que fomentam o empreendedorismo, estimulam surgimento de novos negócios, promovendo a desburocratização de processos institucionais, reduzindo custos administrativos, propondo políticas para o desenvolvimento econômico municipal e/ou regional, por meio de políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas, tornando o município empreendedor e economicamente sustentável.

  • EDUCAÇÃO

O eixo “Educação” visa premiar os municípios com práticas de gestão que promovam a melhoria da qualidade da Educação básica pública, o desenvolvimento da comunidade escolar, a participação efetiva da sociedade e da família na escola, a diminuição da evasão escolar, a valorização e qualificação dos profissionais da educação, a melhoria dos gastos públicos e a modernização da gestão.

  • ESPORTE

O eixo de “Esporte” visa premiar os municípios que elaboraram campeonatos com mais categorias distintas, usaram para a prática esportiva praças e locais de lazeres públicos, priorizaram o esporte para a terceira idade, e conhecer as boas práticas, com vista a divulgá-las para o desempenho do Esporte.

  • GOVERNANÇA

O eixo “Governança” visa reconhecer e disseminar as melhores práticas em liderança, estratégia e controle, pilares da governança. Os princípios da governança pública estão definidos no artigo 3º do Decreto nº 9.203/2017, que servirão de base para avaliação.

  • MEIO AMBIENTE

O eixo “Meio Ambiente” visa contemplar municípios que fomentam medidas de controle ambiental em consonância com a legislação ambiental federal e estadual, ou seja, promovendo a sustentabilidade municipal, adotando medidas de controle sobre resíduos sólidos urbanos, efluentes sanitários, coleta seletiva, qualidade do ar, abastecimento de água, racionalizando o uso de recursos naturais.

  • SAÚDE

O eixo “Saúde” visa premiar os municípios que trabalharam para a melhoria da qualidade, assistência, gestão, implementação e proposição de política pública no SUS, além de conhecer as boas práticas, com vista a replicar as mais-valias para o desempenho do Sistema Único de Saúde.

  • TURISMO

O eixo “Turismo” visa premiar os municípios que trabalharam em prol do desenvolvimento do setor, levando em consideração suas próprias alternativas de desenvolvimento, de acordo com suas realidades e especificidades, da melhoria de vida dos munícipes, da qualidade dos serviços prestados aos turistas, do envolvimento da cadeia produtiva local e inclusão social, da criação de políticas públicas e seus critérios objetivos para investimento no setor.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no hotsite do Prêmio, clicando aqui.