Os assessores técnicos da comissão de avaliação do X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), visitaram quatro municípios na última semana de abril, quando foram avaliadas as práticas de Jacutinga (Educação – Projeto: Atenção aos alunos e às metas: uma prática de gestão eficiente e inovadora da educação) e (Governança – Projeto: Capacidade de resposta: uma prática de gestão eficiente e inovadora da governança na gestão pública); Diamantina (Meio ambiente – Projeto: Gerando oportunidades, reciclando vidas); Poços de Caldas (Economia – Projeto: Recupera Poços) e Inconfidentes (Assistência Social – Projeto: Moças: Mulheres Organizadas Crochetando Autonomia).
Com recorde de inscritos e alta qualidade técnica das práticas apresentadas, a etapa de seleção dos projetos do X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal foi encerrada no dia 23 de março. A comissão de avaliação da premiação analisou os 421 projetos inscritos nesta edição de 2022. Como prevê o edital, três projetos de cada um dos nove eixos foram selecionados, tendo 27 sidos classificados para a etapa final.
Prêmio
Em 2022, a 10ª edição do Prêmio contemplará iniciativas e projetos em nove eixos: Assistência Social, Cultura, Economia, Educação, Esporte, Governança, Meio Ambiente, Saúde e Turismo. Os 27 municípios selecionados deverão participar da cerimônia de premiação, que acontecerá durante o 37º Congresso Mineiro de Municípios, em junho de 2022, quando serão informados os ganhadores do prêmio. Importante ressaltar que, para receber as premiações, é imprescindível a presença do prefeito ou seu representante no dia da premiação.
Para o presidente da AMM, Julvan Lacerda, o número recorde de inscritos mostra a força da Associação e, principalmente, a eficácia das gestões públicas mineiras, que estão apresentando projetos com resultados positivos para a população. “A premiação oferecida pela AMM visa mostrar que é possível empreender no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos”, destaca.
De acordo com a equipe técnica responsável pela seleção dos inscritos, “a avaliação é de uma prática inovadora e de sucesso e não da gestão municipal como um todo. Destacamos, ainda, que a avaliação foi feita de forma conjunta com os parceiros de cada eixo”.
Finalistas do X Prêmio Mineiro de Boas Práticas
ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Campo Florido – Projeto: Mapeamento dos impactos sociais causados pela Covid-19: conhecer para superar
- Inconfidentes – Projeto: Moças: Mulheres Organizadas Crochetando Autonomia
- Uberlândia – Projeto: Condomínio do idoso
CULTURA
- Baependi – Projeto: 1ª noite de causos
- Formiga – Projeto: Patrimônio em figurinhas
- São Sebastião da Bela Vista – Projeto: Coreto cultural
ECONOMIA
- Barroso – Projeto: Fomenta Barroso
- Poços de Caldas – Projeto: Recupera Poços
- Rio Piracicaba – Projeto: Empreender para melhor viver
EDUCAÇÃO
- Baependi – Projeto: Educação na Pandemia: a sala de aula desde casa até a cabaninha
- Divinópolis – Projeto: Equipe Multidisciplinar Itinerante da Educação Especial (Emiede)
- Jacutinga – Projeto: Atenção aos alunos e às metas: uma prática de gestão eficiente e inovadora da educação
ESPORTE
- Extrema – Projeto: Extrema com mais esportes
- Governador Valadares – Projeto: Investir no esporte é investir na saúde
- Rio Piracicaba – Projeto: Saltando para o futuro
GOVERNANÇA
- Inhaúma – Projeto: Programa de Integridade Pública e Transparência – Inhaúma Integridade
- Itabirito – Projeto: Gerenciamento e análise de dados nas ouvidorias municipais
- Jacutinga – Projeto: Capacidade de resposta: uma prática de gestão eficiente e inovadora da governança na gestão pública
MEIO AMBIENTE
- Diamantina – Projeto: Gerando oportunidades, reciclando vidas
- Itajubá – Projeto: Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Microrregião do Alto do Sapucaí para Aterro Sanitário
- Ubá – Projeto: Águas de Ubá: revitalização de bacias hidrográficas e Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA)
SAÚDE
- Coronel Fabriciano – Projeto: Atendimento oftalmológico em unidade móvel e distribuição de óculos para alunos da rede municipal de ensino “Carreta Luz Para Vida”
- Piranga – Projeto: Viver sem ferida
- Uberlândia – Projeto: Cuidando de pessoas com Diabetes Mellitus no município de Uberlândia
TURISMO
- Boa Esperança – Projeto: Transformação de Boa Esperança em um Destino Turístico
- Catas Altas – Projeto: um novo olhar, do rural à vivência
- Paracatu – Projeto: Capital do pão de queijo – Paraíso das Quitandas
Os três municípios de cada eixo premiado em primeiro lugar, além de receber um troféu, terão acesso, gratuitamente, a dois cursos do Centro de Qualificação para Gestão Pública (CQGP), para dois servidores do município, até o final do ano de 2022. Terão também sua prática divulgada no portal da AMM, mídias sociais, Revista “Notícias das Gerais” e demais veículos de divulgação da AMM.
As entidades parceiras na décima edição do Prêmio são: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE); Subsecretaria de Esportes; Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT); Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (CORECON/MG); Secretaria de Estado de Educação (SEEMG); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG).
Cronograma do processo de avaliação:
- Inscrição e candidatura: de 6 de janeiro a 2 de março de 2022
- Avaliação dos projetos: de 3 a 18 de março de 2022
- Visita às prefeituras selecionadas: de 28 de março a 13 de maio de 2022
- Cerimônia de premiação: no 37º Congresso Mineiro de Municípios em junho de 2022
Mais informações sobre o prêmio no hotsite: http://premiomineiroboaspraticas.amm-mg.org.br/
LEIA TAMBÉM
- Comissão de avaliação X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal visita mais quatro municípios
- Cinco municípios recebem as primeiras visitas da comissão de avaliação X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal
- Projetos de Boa Esperança, Campo Florido e Uberlândia recebem visitas da Comissão de avaliação do X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal