Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Prefeituras recebem repasse do FPM do primeiro decêndio de agosto nesta sexta (9)

Prefeituras recebem repasse do FPM do primeiro decêndio de agosto nesta sexta (9)

Os municípios mineiros irão partilhar nesta sexta-feira, 9 de agosto, o montante de R$ 523.013.108,88, referente ao primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Nesse valor, já está descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 

Conforme dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o primeiro decêndio de agosto de 2019, comparado com mesmo período do ano anterior, apresentou crescimento de 16,62%. Esse repasse, geralmente, é considerado o maior do mês e os gestores públicos devem ficar atentos às possíveis variações nas demais transferências.

Este repasse sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo é dos dias 20 a 30 de julho. A transferência também representa quase a metade do valor repassado para o mês de agosto.

Quando o valor do repasse é deflacionado, ou seja, levado em conta a inflação do período e feita a comparação com a mesma época do ano anterior, o crescimento chega a 13,09%.

Mais informações sobre o assunto (aqui) no material elaborado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), no Portal das Transferências, desenvolvido pela AMM (clicando aqui), e com a assessora do departamento de Economia da AMM, Angélica Ferreti, pelo telefone (31) 2125-2430.

Com informações da Agência CNM de Notícias.