Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Prefeituras mineiras recebem primeiro repasse do FPM do mês nesta quarta-feira (10)

Prefeituras mineiras recebem primeiro repasse do FPM do mês nesta quarta-feira (10)

Esta semana será especial para os caixas das prefeituras mineiras que recebem dois repasses do FPM (normal e extra). A Secretaria do Tesouro Nacional informa que o Banco do Brasil S.A. creditará nesta quarta (dia 10) os recursos correspondentes à primeira parcela do mês de julho de 2019 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).  

No total, foram repassados R$ 292.128.549,99 (valor líquido, já deduzidos os 20% do Fundeb) do FPM e R$ 27.445.980,14 (valor líquido, já deduzidos os 20% do Fundeb) do IPI-EXP/ dos municípios mineiros.  

O montante repassado aos municípios mineiros já vem com o desconto dos 20% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 

Esta transferência refere-se ao primeiro decêndio de julho, que sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo para o repasse é dos dias 20 a 30 do mês anterior. Esse 1º decêndio, geralmente, sempre é o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro. 

Confira também: Municípios recebem repasse extra de 1% do FPM no próximo dia 9 de julho.  

Mais informações no Portal das Transferências da AMM (clicando aqui), e com a assessora do departamento de Economia da AMM, Angélica Ferreti, pelo telefone (31) 2125-2430. 

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional, com informações do departamento de Economia da AMM. Foto: Pixabay.