Home > Comunicação > Notícias > Prefeitos, vereadores e estudantes debatem gestão pública em Ouro Preto

Prefeitos, vereadores e estudantes debatem gestão pública em Ouro Preto

Prefeitos e vereadores de Minas Gerais trocaram experiências e debateram com universitários da área de gestão pública de todo o estado, durante o encontro “Em Público”, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na última sexta-feira, 2 de junho. O superintendente executivo da Associação Mineira de Municípios (AMM), Rodrigo Franco, foi o mediador do debate, salientando a importância da AMM para a qualificação da administração pública municipal.

O “Em Público” tem como objetivo unir graduandos e egressos do Campo de Públicas com o intuito de discutir temas relacionados à área e aprimorar a relação entre os envolvidos.

Participaram da mesa de debate, o vice-presidente da AMM e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos; a 1ª secretária da AMM e prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, o prefeito de Santa Bárbara, Leris Braga e o vereador de Uberaba, Franco Cartafina, além de representantes da UFOP e da Fundação João Pinheiro, que apresentou um livro voltado para questões da gestão pública municipal aos presentes.

Rodrigo Franco destacou a participação da AMM no processo de gestão pública. Segundo ele, o principal foco é dentro da lógica de reavaliação da legislação federal, que é o que pode trazer mais receitas e recursos para os municípios. “Cada um trazer a sua experiência positiva é essencial. E jovens preparados, estudantes da área, que buscam um novo modelo de gestão pública, como vocês, devem participar ativamente do processo”.

Rui Ramos mostrou aos presentes, os graves problemas enfrentados pelos gestores municipais na questão da saúde, a falta de recursos do setor, além da dificuldade de uma política excessivamente concentrada e padronizada. “Cada região de Minas tem as suas particularidades e necessidades. Os recursos precisam ser mais bem direcionados. E essa questão da qualificação é primordial”, disse.

O vice-presidente da AMM enfatizou também a necessidade de qualificação. “A maior dificuldade que eu encontrei foi querer implementar na gestão pública aquilo que eu vivi na iniciativa privada. Fazer com que os colaboradores e funcionários trabalhassem encarando a gestão pública como uma empresa. Orçamento, compromisso, prazos e principalmente, pessoal qualificado. E por isso, vocês tem muito a oferecer”, concluiu.

A prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, 1ª secretária da AMM, destacou as experiências de empreendedorismo que vêm sendo executadas no seu município. Segundo ela, as parcerias efetuadas com o setor privado garantiram uma maior eficácia para a administração municipal com reflexos para os cidadãos, principalmente na área de Saúde e Iluminação Pública.

Já Franco Cartafina, vereador de Uberaba, enfatizou a importância da sinergia entre o legislativo e o executivo municipal. “Infelizmente, vemos o legislativo e o executivo trabalhar com barganhas. Não é em todos os municípios, mas  precisamos demonstrar que a política não deve ser mais assim. O importante é ser bom para a cidade, para a coletividade”, disse.

O prefeito de Santa Bárbara, Leris Braga, finalizou o encontro com o seu case de sucesso na contabilidade municipal e destacou que “o desafio está no conhecimento das informações e das ferramentas, e na aplicabilidade dos serviços do dia-a-dia”.