Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Prefeitos mineiros destacam inovação tecnológica em seus municípios durante I Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Prefeitos mineiros destacam inovação tecnológica em seus municípios durante I Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes e Sustentáveis

O I Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas (CREA-MG), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), aconteceu nesta quarta-feira, 20 de novembro, em Belo Horizonte, e apresentou alternativas para redução de custos administrativos e operacionais dos municípios utilizando inovação tecnológica.

O evento discutiu as potenciais fontes de financiamento e incentivos governamentais, além de demonstrar o estado da arte da tecnologia, aplicações e soluções para cidades inteligentes e sustentáveis, nas áreas de gestão de resíduos, energia, mobilidade urbana, iluminação pública inteligente, gestão administrativa, entre outras.

O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius Bizarro, representou o presidente da AMM, 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, na abertura e destacou como a parceria entre a Associação e o Crea podem ajudar no desenvolvimento dos municípios. “O Fórum é uma boa oportunidade de trazer como estão os municípios e como eles vão se adaptar a essas mudanças que a gente vê hoje a nível mundial, com a questão das cidades inteligentes e sustentáveis. E também de como os municípios, no dia-a-dia, estão se adequando a essas novas políticas, a essas novas realidades”, destacou.

Para o presidente do Crea-MG, Lúcio Borges, o evento é mais uma oportunidade de firmar a importante parceria com a AMM e com os municípios. “É muito importante essa parceria, estamos sempre próximos, pois fortalece o nosso trabalho, já que tudo ocorre nos municípios. E o tema das cidades inteligentes pode ajudar a todos”, disse.

Cases

Durante a tarde, foram apresentados cases de sucesso na área de inovações tecnológicas e como elas podem estar inseridas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, além de gerar economia e desenvolvimento aos municípios. No painel estavam os prefeitos de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius; o prefeito de Mar de Espanha, Wellington Rodrigues;o  secretário municipal de desenvolvimento econômico e agronegócios de Janaúba, Walter Moreira;  o vereador de Santana do Paraíso, Alexandre Coutinho; e para falar sobre o processamento de lixo em Boa Esperança, Alexandre Lopes.

O prefeito Marcos Vinícius destacou sua experiência pioneira: “ Estou trazendo aqui hoje a experiência de Coronel Fabriciano. Nós somos a primeira cidade de Minas Gerais em telegestão. Para os municípios, isso pode trazer mais eficiência energética, alem da questão de redução de custos bem importante.  Hoje dos 11 mil pontos de luz, três mil já se interligam e a gente consegue, em tempo real, fazer economia. Sem contar os outros tantos serviços que a telegestão consegue fazer”.

Wellington Rodrigues, prefeito de Mar de Espanha, também falou de como conseguiu, através de um chamamento publico da Cemig, recursos para trocarmos todo o parque luminotécnico de Mar de Espanha. “Trocamos por tecnologia led e já com tecnologia embarcada, que vai nos possibilitar a telegestão, o vídeo monitoramento, a internet wifi. São vários beneficios, que através da inovação tecnológica, podemos propiciar melhoras na qualidade do serviço público para os cidadãos”, destacou.