Home > Comunicação > Notícias > Prefeito de Guarda-Mor representa AMM na entrega de comenda em Patos de Minas

Prefeito de Guarda-Mor representa AMM na entrega de comenda em Patos de Minas

A entrega da Comenda Antônio Secundino de São José, instituída em 1991, foi realizada na última sexta-feira, 26, durante a Festa Nacional do Milho, em Patos de Minas. A Associação Mineira de Municípios (AMM) participou do evento, representada pelo diretor da região Noroeste e prefeito de Guarda-Mor, Edgar José de Lima.

Este ano, treze personalidades mineiras que contribuem para o desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente no Estado foram agraciadas depois que o Conselho da Comenda fez a indicação no início do mês de maio.  O prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio, em seu pronunciamento, destacou a história do patrono da Comenda Antônio Secundino de São José, ressaltando a importância do trabalho do patense em relação ao melhoramento genético e ao milho híbrido. Seu legado foi reconhecido com a instituição da Comenda. “Visando a eternizar sua memória, em 1991, o então Deputado Estadual Elmiro Alves do Nascimento, apresentou um projeto de lei na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, criando a Comenda Antônio Secundino de São José, prontamente aprovado pelos seus pares e sancionado pelo governador, transformando-se na lei nº 10.573 de 30 de dezembro de 1991”, ressaltou o chefe do Executivo patense.

Comenda

Antônio Secundino de São José, que dá nome à Comenda criada em 1991, nasceu na Fazenda da Onça, que hoje pertence ao município de Presidente Olegário. Ele se formou engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, em Viçosa, se especializou no exterior e, quando retornou, fundou a Agroceres, empresa que há 60 anos se dedica à pesquisa de sementes e ao agronegócio, responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil.