Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Prefeitas mineiras participam do painel do Movimento Mulheres Municipalistas e debatem participação feminina na política

Prefeitas mineiras participam do painel do Movimento Mulheres Municipalistas e debatem participação feminina na política

Representando Minas Gerais no movimento que exalta a participação e a importância das mulheres na política, as prefeitas de Itapagipe e Nepomuceno, Benice Maia e Iza Menezes – ambas integrantes da diretoria da AMM – representaram as prefeitas mineiras na plenária O Poder da Mulher na Política, na manhã da quinta-feira, 10 de abril, terceiro dia da Marcha. O debate contou com a presença de diversas parlamentares e das duas ministras de Estado. Quase 40 prefeitas mineiras participaram da Marcha, número recorde de participação por estado no evento.

Para as fundadoras do MMM, Tânia Ziulkoski e Dalva Christofoletti, o momento foi um ápice na história municipalista nacional recente. Ao falar em nome das 27 representantes regionais do movimento, Tânia enfatizou a importância das mulheres para a sociedade e para a política local e nacional. “Temos, em Minas, 63 prefeitas e 39 delas estão aqui na Marcha e no evento das mulheres municipalistas. Para nós é muito importante essa participação. No ano passado, estivemos no Congresso Mineiro de Municípios e neste ano será mais especial, pois fundaremos o movimento estadual das mulheres em Minas Gerais”. O movimento estadual citado por Tânia será lançado durante o II Encontro Mineiro de Prefeitas, Vice-prefeitas e Vereadoras, que acontece durante o 36º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela AMM, nos dias 14 e 15 de maio, em Belo Horizonte.

A prefeita Benice Maia, líder do movimento no estado, destaca os objetivos dessa ação. “Com esse movimento, queremos fortalecer as mulheres e incentivá-las a entrar na política. Porque o lugar da mulher é onde ela quiser estar. Competência e capacidade nós temos. Não queremos ser levadas apenas pelas cotas, queremos colocar as nossas ideias, competência e valor político para melhorarmos nosso estado”.

Para Iza Menezes, a participação das prefeitas representando o estado de Minas Gerais na Marcha mostra a empolgação para o movimento estadual. “Sempre tive uma vontade muito grande de participar do movimento de mulheres municipalistas e o Julvan nos apoiou muito”. Ela destacou que a participação feminina ainda é pequena, mas que é importante persistir para incentivar novas políticas mulheres. “Ontem estava numa mesa, só eu de mulher. Temos que participar mais, temos um olhar diferenciado e de renovação. É muito gratificante, por exemplo, quando uma menina chega pra gente e fala que quer ser prefeita quando crescer. Então é isso, a gente dando bons exemplos, falando mais sobre o papel que a gente desempenha, incentivamos outras mulheres a participarem da política. Precisamos aumentar esse número, ainda não chegamos nem a 8% de participação nas prefeituras em Minas Gerais”.