Home > Comunicação > Notícias > Prazo para preenchimento do questionário eletrônico de diagnóstico dos SIAFICs foi prorrogado para 10 de maio de 2021

Prazo para preenchimento do questionário eletrônico de diagnóstico dos SIAFICs foi prorrogado para 10 de maio de 2021

Já o Plano de Ação deve ser encaminhado ao TCE até 5 de maio de 2021, via e-TCE

Foi prorrogado para 10 de maio de 2021 o prazo para preenchimento do questionário eletrônico de diagnóstico dos SIAFICs, a ser respondido pelo Chefe do Poder Executivo, por meio de link anteriormente enviado.

Com vistas a fomentar o amplo conhecimento do Decreto Federal nº 10.540/2020 e acompanhar a situação dos municípios mineiros e do Estado de Minas Gerais, o TCEMG, em cooperação com a Secretaria do Tesouro Nacional e Tribunais de Contas de outros Estados da Federação, elaborou questionário eletrônico, cujas respostas comporão diagnóstico nacional sobre os SIAFICs utilizados pelos entes federativos e seu estágio de adequação aos padrões estabelecidos pelo referido Decreto.

O Decreto Federal nº 10.540, de 5 novembro de 2020, estabeleceu uma série de requisitos e parâmetros a serem observados pelos entes da Federação, para que atendam ao padrão mínimo de qualidade dos Sistemas Únicos e Integrados de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFICs).

Para melhor compreensão do SIAFIC e das novas previsões normativas, foi elaborado em âmbito nacional um guia de perguntas e respostas, disponível AQUI.

Esse conjunto de diretrizes deve ser observado obrigatoriamente por todos os entes federativos a partir de 1º de janeiro de 2023 e, para sua gradual adequação aos novos termos exigidos, o referido Decreto (art. 18, Parágrafo Único), prevê a apresentação de Plano de Ação aos respectivos órgãos de controle interno e externo, bem como a divulgação em meio eletrônico de amplo acesso público, em até 180 dias contados da data de publicação do Decreto, portanto, até 5 de maio de 2021.

O Plano de Ação elaborado deve ser encaminhado ao TCE até 5 de maio de 2021, via e-TCE, por meio da opção requerimentos e informações, informando-se a natureza do documento no campo de descrição.

Mais informações com a assessora do departamento Contábil da AMM, Analice Horta, pelo telefone (31) 2125-2417, e e-mail: analice@amm-mg.org.br.