Home > Comunicação > Notícias > Prazo para preenchimento do Censo Suas termina em 9 de novembro

Prazo para preenchimento do Censo Suas termina em 9 de novembro

O prazo para preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas) vai até o dia 9 de novembro. É necessário que gestores municipais e estaduais cadastrem as informações sobre os Centros de Convivência e os Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

A partir de 24 de setembro, inicia-se o período para repassar as informações sobre os Centros Especializados de Assistência Social (Creas) e os Centros de Atendimento à População de Rua (Centros Pop). O levantamento é feito todos os anos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

No Censo Suas, gestores, coordenadores e conselheiros da área preenchem dados relacionados à gestão e ao financiamento das ações, aos equipamentos, recursos humanos, serviços e à participação social das unidades públicas e da rede privada de Assistência Social. O formulário do levantamento está disponível no portal www.mds.gov.br, na aba Assistência Social.

O preenchimento dos questionários é um importante instrumento de apoio para estados e municípios no planejamento e na gestão das políticas sociais. O levantamento também embasa repasses e pagamentos, como no caso do cálculo do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). O preenchimento do questionário é feito exclusivamente por gestores estaduais, municipais e conselheiros que vão fornecer informações sobre os serviços e atividades prestadas nas unidades da Assistência Social, além do perfil dos trabalhadores da área.

Mais informações no 0800.707.2003, e-mail: vigilanciasocial@mds.gov.br, e com a assessora do departamento de Assistência Social da AMM, Jéssica Araújo, pelo telefone (31) 2125-2404.

Foto: Rafael Zart/MDS.

Publicado em 17 de setembro de 2018.