Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Prazo para envio dos dados no Siope termina neste sábado (30 de janeiro)

Prazo para envio dos dados no Siope termina neste sábado (30 de janeiro)

O prazo para envio dos dados no Siope termina neste sábado, 30 de janeiro, e o descumprimento pode acarretar em penalidades, como a inscrição do município no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) e, consequentemente, o bloqueio do recebimento de transferências voluntárias do governo federal.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) encaminhou ofício ao Ministério da Educação (MEC) para solicitar a prorrogação do período para transmitir e validar os dados do 6º bimestre de 2020 no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). A entidade tem recebido relatos dos gestores que enfrentam dificuldades no procedimento.

Apesar do pedido de prorrogação do prazo, é importante os gestores se organizarem para apresentar todas as informações no Siope dentro do período estabelecido. Só é possível transmitir os dados do 6º bimestre de 2020 quando ocorrer o envio dos bimestres anteriores, pois é indispensável seguir a ordem cronológica de transmissão das informações de cada bimestre.

Os gestores com dificuldade no acesso ao sistema em razão de instabilidade ou não liberação e envio de senha precisam entrar em contato com o FNDE por meio do Fale Conosco do Siope. Antes disso, a orientação é registrar e arquivar todas as tentativas – prints de tela, filmagem, e-mails ao FNDE – para comprovar possíveis entraves no cumprimento de envio dos dados dentro do prazo.

Fonte: Agência CNM de Notícias.