Home > Comunicação > Notícias > Prazo para adesão ao Programa Saúde na Escola termina no dia 14 de junho

Prazo para adesão ao Programa Saúde na Escola termina no dia 14 de junho

Os gestores municipais devem aderir ao Programa Saúde na Escola até o dia 14 de junho de 2017, por meio do e-gestor, plataforma de informação e gestão da Atenção Básica do Ministério da Saúde. Criado pelo Governo Federal, em 2007, a estratégia tem como objetivo contribuir para a qualidade de vida dos estudantes da rede pública de ensino, a fim de promover o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes do País.

O programa estabelece diretrizes para doze ações dos gestores no período de dois anos. São elas: ações de combate ao Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva; direito sexual e reprodutivo e prevenção de ISTs; e promoção da saúde ocular.

O registro das ações será feito no Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB), plataforma alimentada pelas equipes de saúde da Atenção Básica. Dessa forma, o Ministério da Saúde fará o acompanhamento de cada município.

Clique aqui para acessar a página por meio da qual se pode aderir ao programa.

Mais informações sobre o programa com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433, e no Portal da Saúde: dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php.

Com informações da Agência Minas. Publicado em 30 de maio de 2017.