Os gestores municipais devem aderir ao Programa Saúde na Escola até o dia 14 de junho de 2017, por meio do e-gestor, plataforma de informação e gestão da Atenção Básica do Ministério da Saúde. Criado pelo Governo Federal, em 2007, a estratégia tem como objetivo contribuir para a qualidade de vida dos estudantes da rede pública de ensino, a fim de promover o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes do País.
O programa estabelece diretrizes para doze ações dos gestores no período de dois anos. São elas: ações de combate ao Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva; direito sexual e reprodutivo e prevenção de ISTs; e promoção da saúde ocular.
O registro das ações será feito no Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB), plataforma alimentada pelas equipes de saúde da Atenção Básica. Dessa forma, o Ministério da Saúde fará o acompanhamento de cada município.
Clique aqui para acessar a página por meio da qual se pode aderir ao programa.
Mais informações sobre o programa com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433, e no Portal da Saúde: dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php.
Com informações da Agência Minas. Publicado em 30 de maio de 2017.