Home > Comunicação > Notícias > Portaria autoriza recursos para levar mais informatização à Atenção Primária

Portaria autoriza recursos para levar mais informatização à Atenção Primária

Nesta sexta-feira (2), o Ministério da Saúde publicou a Portaria Nº 1.474, DE 30 DE JUNHO DE 2021, que libera a mais R$ 8,3 milhões por mês para novas equipes que solicitaram adesão ao Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde (Informatiza APS).

No total, a portaria beneficia 1.210 municípios, em todos os estados e Distrito Federal, beneficiando 4.643 equipes de Saúde da Família e 323 de equipes de Atenção Primária. Esse recurso é transferido mensalmente do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos municipais, de forma automática.

Em Minas Gerais, serão contempladas equipes de 169 municípios. Acesse a relação de beneficiados aqui.

A liberação dos recursos foi assinada pelo ministro Marcelo Queiroga, durante o lançamento da plataforma ConecteSUS Profissional, que é mais uma ferramenta para o trabalho profissionais de saúde, pois possibilita o acesso ao histórico de saúde do cidadão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão integradas à estratégia de saúde digital do Ministério da Saúde, como o sistema de Prontuário Eletrônico do e-SUS APS por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS).

ConecteSUS Profissional

Para possibilitar o compartilhamento de informações de pacientes e permitir o acesso aos dados em qualquer lugar do país, a Pasta lançou na quinta-feira (1º) a plataforma Conecte-SUS Profissional. O programa está apto a ser acessado em cerca de 15 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o Brasil. O lançamento é um marco na realização da troca de informações para a transição e continuidade do cuidado.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.

Fonte: saude.gov