Home > Comunicação > Notícias > Planejamento em saúde no primeiro ano de gestão foi tema de curso do CQGP

Planejamento em saúde no primeiro ano de gestão foi tema de curso do CQGP

O Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) promoveu, nos dias 3 e 4 de abril de 2017, o “Curso de capacitação em planejamento em saúde no primeiro ano de gestão”, no espaço multiuso da AMM. Entre os objetivos do curso estão a revisão do Plano Municipal de Saúde, da Programação Anual de Saúde, do Orçamento em Saúde e do Relatório Anual de Gestão.

De acordo com a professora do curso, a especialista em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde, Marileni Martins, as aulas tiveram como meta superar, reduzir, eliminar ou controlar os problemas identificados pelos servidores da área de saúde. “Em gestão, não se pode melhorar o que não se pode medir”, salientou Marileni Martins.

O agente administrativo de São Sebastião do Paraíso, Ronaldo Rocha Rezende, contou que “O curso veio ao encontro do anseio da administração de construir um plano municipal e anual focado, principalmente, no real perfil da Saúde no município – desde o anseio da população, dos profissionais, do Conselho de Saúde até toda a representabilidade do município.”

Já para a controladora do município de Paracatu, Tatiana André, o curso auxilia o gestor e o secretário de Saúde na execução das ações da área de Saúde. “Abrange tudo, início, meio e fim da execução. No meu caso, começando, agora nesta área, apresenta muitas novidades e não só o aprimoramento, como acontece com outros participantes que já trabalhavam no setor. (O curso) não é só a receita do bolo, mas um norte para sabermos onde queremos chegar, o que tem embasamento ou não. A AMM é mesmo uma parceira dos municípios, que deveriam ser mais proativos e participar mais dos cursos.”

Na opinião da secretária municipal da Saúde de Frei Inocêncio, Daniela Pereira da Cruz, que atua no cargo desde o ano passado, na gestão anterior, o curso é muito importante por dar dicas e noções de planejamento. “Agora, vou trabalhar sobre o que eu planejar. Já sei, pelo curso, o que devo adaptar, mudar e trabalhar durante o primeiro ano, para colocar em prática no segundo”, concluiu a secretária.

Fotos: Ascom AMM. Publicado em 5 de abril de 2017.