Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Participação de prefeitos e prefeitas mineiros é recorde na Marcha a Brasília

Participação de prefeitos e prefeitas mineiros é recorde na Marcha a Brasília

Mais de 500 prefeitos de Minas Gerais estarão presentes na capital federal na próxima semana, para participarem da 22ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Em comparativo com anos anteriores, a participação mineira teve um crescimento significativo se comparado, por exemplo, a 2016, quando teve 23% de participação, mostrando a força da união que vem sendo promovida pela atual gestão da Associação Mineira de Municípios (AMM).

A atuação firme do presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, levou Minas Gerais a ocupar a cadeira na 1ª vice-presidência da CNM nesta gestão. O trabalho do gestor está sendo aprovado pelos prefeitos mineiros que estão mais unidos e trabalhando juntos em prol da causa municipalista. O resultado é a presença expressiva dos gestores municipais mineiros na Marcha em Brasília.

Além da programação da Marcha, a AMM promoverá dois eventos voltados para os prefeitos de Minas Gerais, para debaterem melhor questões voltadas ao estado. Na tarde de terça-feira, 9 de abril, os prefeitos têm encontro marcado com os parlamentares federais na reunião com a bancada mineira de deputados, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.  O encontro visa reforçar os problemas enfrentados pelos gestores municipais e cobrar o comprometimento desses deputados com as pautas municipalistas que transitam na Casa. A expectativa é reunir cerca de 500 prefeitos de Minas Gerais. À noite, terá o II Encontro dos Prefeitos Mineiros.

Marcha

Na Marcha, são esperados mais de oito mil municipalistas de todo o país, entre prefeitos, vereadores e secretários. O evento será marcado pela maior participação de representantes dos três Poderes em 22 anos de evento.  A presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e dos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, já estão confirmadas para a abertura oficial do evento, no dia 9, às 9h. Também deverá participar o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Tofolli. Além disso, está certa a participação de centenas de parlamentares e ministros, que terão painéis específicos para tratar da pauta municipalista.

O maior encontro de autoridades políticas do Brasil acontecerá na semana em que o governo federal fará um balanço dos 100 primeiros dias de atuação, momento oportuno para que gestores municipais possam reivindicar melhores condições administrativas. A expectativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do movimento municipalista é que os representantes dos Poderes anunciem medidas que possam beneficiar a gestão local. Uma das novidades desta edição é a transmissão ao vivo da programação principal e paralela pelo portal da CNM e pelas redes sociais.

Credenciamento

Os participantes devem realizar o credenciamento preferencialmente no dia 8 de abril, a partir de 14 horas, no CICB, p-ara evitar filas na solenidade de abertura oficial.

Saiba mais em: www.marcha.cnm.org.br