Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Parceria entre AMM e Sebrae busca o desenvolvimento econômico local dos municípios mineiros e continuará suas ações em 2021

Parceria entre AMM e Sebrae busca o desenvolvimento econômico local dos municípios mineiros e continuará suas ações em 2021

Proporcionar suporte técnico e capacitação aos agentes públicos, empresários e comerciantes na implementação de medidas e ações que favoreçam a sustentabilidade econômica dos municípios têm sido os objetivos do convênio celebrado entre a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Sebrae Minas, em dezembro de 2019, denominado Desenvolve Minas Gerais.

Desde então, o objetivo da parceria tem sido viabilizar, através do conhecimento e da troca de expertise, um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico local, com diálogo entre o poder público e o terceiro setor, facilitando condições favoráveis aos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

Primeira reunião do Desenvolve Minas Gerais aconteceu no dia 14 de agosto de 2020, com a presença do governador Romeu Zema

No primeiro ano, a necessidade de isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus impossibilitou que o projeto chegasse presencialmente aos municípios, mas a expectativa é que seja possível retomar os encontros presenciais em breve, envolvendo os novos gestores eleitos em novembro de 2020. O projeto prevê ações até 2022, incluindo o Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela AMM anualmente há 36 anos.

O diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, reforça que o pacote de medidas proposto pode beneficiar entre 700 e 850 mil pequenos negócios no Estado, preservando quase dois milhões de empregos. “O que estamos propondo é a mobilização do poder público em um esforço de criar condições para a sobrevivência dos pequenos negócios”, diz.

Para o presidente da AMM e 1º vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, “a Associação e o Sebrae Minas serão parceiros em diversas vertentes na promoção do desenvolvimento sustentável, unindo suas expertises em busca de ações e soluções para otimizar o comércio e a pequena indústria, fazendo o dinheiro circular nos municípios.”

AMM nos Municípios

Mesmo virtualmente, as ações do Desenvolve Minas Gerais não pararam. A primeira etapa do projeto é denominada “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”, que, em três meses, esteve virtualmente em 16 microrregionais do Estado, analisando e incentivando a exploração dos potenciais de cada uma das localidades.

A primeira etapa do projeto levou capacitação e troca de experiência a todas as regiões de Minas Gerais

Em cada edição, especialistas de diversos órgãos e do Sebrae deram orientações técnicas e capacitação sobre como buscar financiamentos e recursos para a profissionalização da produção local, turismo, consórcios. Foram apresentados também casos de sucesso, seja de empresários, seja de gestores, com soluções inteligentes para sair da crise e que possam propiciar caminhos e soluções para empreendedores de pequenos negócios locais se desenvolverem.

O presidente da AMM explica que, a partir destas reuniões, será possível fazer uma análise sobre o cenário econômico dos municípios e suas potencialidades. “Serão elaborados diagnósticos das várias regiões do Estado, para ver quais as ações que, se implementadas pelos gestores, com o apoio dos empresários e do terceiro setor, farão aquela região se desenvolver mais rapidamente.”

 

Capacitações

Em outubro de 2020, foi inaugurada uma nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, denominada “Capacitando a Gestão Pública”. Nesta etapa, já foram realizados cursos sobre três assuntos: “Encerramento de mandato, “Compras Públicas Municipais” e “Os primeiros 100 dias de mandato”, buscando proporcionar conhecimento legal e teórico sobre os aspectos administrativos, financeiros e operacionais dos temas.

O público-alvo dessa etapa são os gestores e agentes públicos, que trabalham direta ou indiretamente com a temática. Nas capacitações, são abordados temas importantes para que os agentes públicos não incorram em irregularidades no processo do término de mandato. Já foram realizadas quatro edições do curso, com uma grande procura por parte de prefeitos, vereadores e servidores de todo o Estado.

Em breve, divulgaremos a agenda de capacitações de fevereiro.

Parceiros 

O Desenvolve Minas Gerais conta ainda com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG), todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.