Home > Comunicação > Notícias > Palestras técnicas do projeto “AMM nos Municípios” em Itapagipe abordam ferramentas de gestão municipal

Palestras técnicas do projeto “AMM nos Municípios” em Itapagipe abordam ferramentas de gestão municipal

Na última sexta-feira, 11 de agosto, foi a vez de Itapagipe, na região noroeste de Minas Gerais, ser a sede da Associação Mineira de Municípios (AMM) por um dia, na segunda edição do projeto de interiorização “AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões”. Além dessa transferência simbólica da sede administrativa e do debate político realizado na parte da manhã – que contou com a presença do vice-governador do estado, Antônio Andrade, autoridades estaduais e mais de 25 prefeitos e 40 vereadores – os agentes públicos da região puderam ouvir, durante a tarde, palestras com técnicos dos órgãos estaduais parceiros do projeto.

A cada evento, os  órgãos estaduais parceiros criam pautas de acordo com as demandas da região. Em Itapagipe, os temas abordados foram políticas públicas de engenharia e smart cities, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Minas Gerais (CREA/MG); regularização fundiária, pela Secretaria de Estado de Cidades e Integração Regional (CECIR/MG); o projeto “Na Ponta do Lápis”, que trata do cuidado com a educação pública, segundo o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG); O MP e os gestores municipais como transformadores sociais, pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG); e a importância do gabinete de Gestão Integrada Municipal pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais (SESP/MG).

Durante essa segunda edição, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Minas Gerais (COSEMS/MG) se tornou o mais novo parceiro da AMM nesse projeto de interiorização. O vice-presidente do COSEMS/MG e secretário municipal de Santana da Vargem, Hermógenes Vaneli, falou aos presentes sobre como a união dos municípios fortalece a saúde no estado e nas regiões. Vaneli destacou também a importância de estar junto com a AMM nessa iniciativa. “As duas entidades têm o mesmo propósito: representar os municípios. O gestor de saúde tem uma ação limitada, não tem poder decisório igual ao prefeito, que foi legitimamente eleito pelos seus cidadãos e tem um poder de negociação com os governos estudais e federal muito maior que o nosso. Essa parceria veio em ótima hora”, disse.

O promotor de justiça José Carlos Fernandes, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público de Minas Gerais (MP/MG), também falou sobre a importância dessa parceria para atingir os agentes públicos em todas as regiões do estado. “A capacidade de penetração da AMM é significativa junto aos órgãos públicos municipais e, obviamente, comungando dos mesmos princípios do Ministério Público, que é o fomento do principio republicano de capacitar cada vez mais os agentes públicos municipais, vemos com muita satisfação participar desse evento”, destacou.

Encerramento

O presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda reforçou que o balanço do encontro foi super positivo. “O projeto tem superado as nossas expectativas, com uma participação efetiva de lideranças políticas da região, prefeitos, vereadores, técnicos das prefeituras, e isso engrandece o nosso propósito. Além de poder contar com nossos parceiros, que tem fortalecido os encontros com a parte de formação técnica, trazendo ferramentas de gestão para que os municípios possam aprimorar a administração local”, disse Julvan.

Durante o encerramento, a prefeita de Itapagipe, Benice Maia e o prefeito de Planura, Paulo Roberto Barbosa, ambos diretores regionais da AMM no Triângulo Mineiro, e o prefeito de Pirajuba e vice-presidente da Associacão, Rui Ramos , agradeceram a presença de todos e parabenizaram, mais uma vez, o presidente Julvan Lacerda pela iniciativa. “Quero agradecer à toda a equipe da AMM, parabéns pela iniciativa de trazer esse evento para Itapagipe, uma cidade tão pequena, ficamos muito honrados. Tivemos palestras excelentes, muito conhecimento, pessoas preparadas para nos ajudar nessa batalha tão difícil que é a administração pública”, destacou a prefeita.

Homenagem

Durante a tarde, Juvan Lacerda foi agraciado pela prefeita anfitriã com uma placa, homenageando a iniciativa promissora da diretoria atual em promover o ”AMM nos Municípios”. “Foi uma surpresa pra mim e fico muito lisonjeado com a homenagem. Mas só é possível fazer esse projeto com a ajuda de todos, diretoria, equipe da AMM, todos juntos num único objetivo de levar capacitação e melhorar a administração nos nossos municípios”, agradeceu.

Próximo evento

O terceiro “AMM nos Municípios” já está marcado para esta semana, dia 18 de agosto, em Guarda-Mor, região noroeste de Minas Gerais. Para conhecer a programação e efetuar a inscrição, clique aqui.