Home > Comunicação > Notícias > Palestras da tarde do primeiro dia do 36º Congresso Mineiro de Municípios apresentam temas relevantes ao municipalismo

Palestras da tarde do primeiro dia do 36º Congresso Mineiro de Municípios apresentam temas relevantes ao municipalismo

Apresentações teóricas dos principais temas do dia a dia do municipalismo, trocas de informações e de experiências. Esse será o resumo dos eventos da parte da tarde do primeiro dia do 36º Congresso Mineiro de Municípios, em 14 de maio, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Na parte da tarde, o público poderá conferir palestras e, também, o painel “Senadores de Minas Gerais, com o tema sobre o novo pacto federativo, a importância da redistribuição de receitas entre os entes federados”; o “II Seminário de Cooperação Municipal no Território Regional de Saúde – AMM e COSEMS-MG”; o II Encontro Mineiro de Prefeitas, Vice-prefeitas e Vereadoras”; o “IX Congresso Mineiro de Vereadores”; o “II Seminário de Tecnologia e Inovação para Gestão Pública Municipal”; o “IV Seminário de Assistência Social”; o “VII Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Obras, Pecuária e Agricultura”; e a Cerimônia de Abertura Solene do 36º Congresso Mineiro de Municípios, marcada para as 18h.

Entre as palestras disponíveis, na Sala Vila Nova, das 14h às 15h, será proferido o tema “Resíduos Sólidos: Direitos e Deveres dos Municípios”, com o professor José Cláudio Junqueira Ribeiro. E das 16h às 17h, terá a palestra “Um Novo Olhar para a Administração Pública com as Mudanças no Cenário Nacional”, com Ademir Júnior Monteiro, Assessor Parlamentar da Câmara Municipal de Alfenas.

Na Sala Tombense, das 14h às 15h, o tema “Segurança Pública – a política de ciclo completo” será apresentado pelo Deputado Federal Subtenente Gonzaga. E das 16h às 17h terá a palestra “Pacto Federativo”, com Marcos Araújo Mortoni Silva, Secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Na Sala Guarani, o interessados contam, das 15h às 15h50, com a palestra “Parceria Senac e Prefeituras: Casos Concretos, Uso de Fundos Federais e Estaduais em Projetos de Capacitação”, com Gilmar Silveira, Gerente Comercial do Senac-MG. E das 16h às 17h, com o tema “Municipalismo e Desenvolvimento Regional”, com o Deputado Federal Patrus Ananias.

Na Sala Caldense, das 14h às 17h, acontecerá o Painel sobre “E-Social, Folha de Pagamento e Compensação Previdenciária”, com o Professor Milton Mendes Botelho, Especialista em Administração Pública e Direito Público; e Jefferson Santos Lima, Especialista em Direito Público.

Já na Sala Tupi, das 13h30 às 18h, terá o “CNM Qualifica – Saúde”, com Carla Albert, Técnica de Saúde na CNM.

Saiba mais sobre a programação completa do evento (aqui).

Congresso

O tema do Congresso neste ano será “Novos governos. Perspectivas, Desafios e Compromisso com os Municípios.” Em 2019, o Congresso marca um ano de muito trabalho e empenho da gestão da AMM para conquistar os direitos constitucionais dos municípios, após os inúmeros atrasos nos repasses de verba do Governo do Estado.

Os participantes podem conferir, além da entrega do “IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”, palestras sobre temas do dia a dia da administração pública, fóruns, painéis, debates e eventos com discussões imprescindíveis ao dia a dia do municipalismo:

  • II Seminário de Procuradores, Controladores e Ouvidores Municipais.
  • II Espaço Cidade&Cultura&Gastronomia.
  • II Seminário de Cooperação Municipal no Território Regional de Saúde.
  • II Seminário de Tecnologia e Inovação para a Gestão Pública Municipal.
  • II Encontro Mineiro de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Vereadoras.
  • IV Seminário de Assistência Social.
  • VII Fórum Mineiro de Educação.
  • VII Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Obras, Pecuária e Agricultura.
  • IX Congresso Mineiro de Vereadores.
  • IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas da Gestão Municipal.
  • 1ª Reunião Itinerante do Conselho Político da CNM.
  • 34ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios.

Serviço:

  • Data: dias 14 e 15 de maio de 2019.
  • Local: Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1.001, Bairro São José, Belo Horizonte, MG).
  • Inscrições e informações: hotsite do evento: http://congresso.amm-mg.org.br/36/. Saiba mais sobre a programação completa do evento (aqui).

Foto: arquivo da AMM/35º Congresso Mineiro de Municípios em 2018.