Home > Destaques > Outubro Rosa: AMM apoia campanha de conscientização sobre os riscos do câncer de mama

Outubro Rosa: AMM apoia campanha de conscientização sobre os riscos do câncer de mama

Este mês é especial para os cuidados com a saúde da mulher, quando é lembrada a campanha “Outubro Rosa”, que se tornou um movimento internacional, criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data é celebrada, anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama, formando um tumor, e atinge mulheres de diferentes idades.

Conforme a estimativa de novos casos do INCA, em 2020, 66.280 pessoas enfrentaram a doença. Em relação ao número de mortes: 17.763, sendo 17.572 mulheres e 189 homens, morreram vítimas do câncer de mama somente em 2018.

Para o ano de 2021, foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres (INCA, 2020).

Como reduzir o risco de câncer de mama

  • Manter o peso corporal adequado
  • praticar atividade física
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • e por meio da amamentação (considerada um fator protetor, e que deve ser estimulada pelo maior tempo possível).

Para auxiliar as mulheres na compreensão da importância dos exames, o INCA elaborou uma cartilha completa. Confira o material aqui.