Home > Coronavírus > OTMG disponibiliza materiais com o monitoramento dos efeitos da Covid-19 no turismo de Minas Gerais

OTMG disponibiliza materiais com o monitoramento dos efeitos da Covid-19 no turismo de Minas Gerais

Diante da pandemia do Coronavírus (Covid-19), o Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG) está levantando dados e informações e produzindo documentos relacionados aos impactos no setor do turismo.

Entre as ações estão os “Boletins Covid – 19”, com indicadores de acompanhamento dos principais impactos do período acerca do turismo, atualizados quinzenalmente. No material, são apresentadas a evolução do número de casos no Estado, a taxa de isolamento social no âmbito estadual e nacional, dados da operação da malha aérea, a taxa de ocupação hoteleira da capital, além da incorporação de indicadores relevantes no período.

Relatórios

Os relatórios ‘Panoramas e tendências para o turismo em Minas Gerais pós-covid-19’ contém indicadores e análises do cenário atual e as perspectivas para o setor. O documento visa contribuir para melhor compreensão da conjuntura e para a construção e o desenvolvimento de estratégias mais assertivas, passando por atualizações periódicas para acompanhamento das rápidas mudanças de cenário. O documento possui duas versões que podem ser acessadas, a completa e a resumida.

Documentos orientadores

São disponibilizados o ‘Documento Orientador para o setor do turismo de MG – Covid-19’, produzido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, além de outros materais de fontes secundárias, levantados pela Secretaria, que abrangem o contexto da pandemia e a interface com o turismo, e servem como fonte segura para nortear tomadas de decisões e iniciativas a serem promovidas.

Sondagem Empresarial

Feita entre 13 e 27 de abril, por meio de questionário on-line, em parceria com a Rede Brasileira de Observatórios do Turismo, a pesquisa teve como objetivo compreender os impactos causados pela Covid-19 nos setores do turismo.

Economia Criativa

Feita, também, por meio de questionário on-line, a pesquisa teve como objetivo compreender os efeitos da Covid-19 nos setores da Economia Criativa.

Confira o manual na íntegra AQUI.

Mais informações com a assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo telefone (31) 2125-2437.