Home > Comunicação > Notícias > Oratória, formação de pregoeiros e retenções na fonte são temas de cursos do CQGP desta semana

Oratória, formação de pregoeiros e retenções na fonte são temas de cursos do CQGP desta semana

O Centro de Qualificação para Gestão Pública (CQGP), da AMM, promoveu três cursos nesta semana com conteúdos relevantes o dia a dia da administração pública. Nos dias 4 e 5 de maio,  a professora e especialista em comunicação pública, Izamara Arcanjo, ministrou o Curso de Oratória na Câmara Municipal do município de Nova União. A abertura do curso contou com a participação do Presidente da Câmara, Sidney Engracio da Silva Santos.

Pregão e formação de pregoeiros, incluindo as alterações contidas no Decreto Federal 10.024/2019, foi tema do curso híbrido, nos dias 4 e 5 de maio de 2022, com os professores Zacarias Monteiro dos Santos, especialista em Administração Pública, e Paulo Sérgio de Queiroz Casséte, Procurador do Estado de Minas Gerais, com objetivo de atender ao normativo disposto no § 3º, inciso II, artigo 16 do decreto 10.024/2019, e, capacitar os agentes da administração pública para o exercício da atividade de Pregoeiro e as equipes de apoio.

Já a capacitação virtual sobre Retenções na Fonte sobre os pagamentos efetuados a Fornecedores, nos dias 4 e 5 de maio de 2022, ministrado pela professora e mestre em contabilidade pública, Lucy Fátima de Assis Freitas, o curso teve o objetivo de capacitar os participantes sobre os procedimentos referentes à retenção de tributos e contribuições exigidas nos pagamentos efetuados pelas entidades públicas e fornecedores, de acordo com as legislações vigentes.

E nos dias 5 e 6 de maio, foi oferecido o curso virtual sobre Proteção e promoção do Patrimônio Cultural e o instrumento do ICMS em Minas Gerais. Ministrada pelas professoras Clarisse de Assis Líbano, pós-doutora em Arquitetura, e Camila Morais, mestre em patrimônio sustentável, a capacitação teve como objetivo atualizar os gestores sobre a legislação em vigor para proteção e promoção do patrimônio cultural em Minas Gerais.

Confira os próximos cursos do CQGP

  • Dias 17 e 18 de maio: Uso dos recursos financeiros SUS e sobre Previne Brasil – registros e indicadores
  • Dias 19 e 20 de maio: Endomarketing, Micromarketing e Microtargeting
  • Dias 24 e 25 de maio de 2022: Conciliação e mediação no âmbito da administração pública

Saiba mais sobre a agenda de cursos do CQGP (aqui) e no portalamm.org.br.  

CQGP no interior 

Os cursos do CQGP também podem chegar à sua região, por meio das microrregionais e das prefeituras.

Mais informações AQUI, no portalamm.org.br e pelo telefone (31) 2125-2411.