Home > Comunicação > Notícias > Oficinas capacitam profissionais da área de saneamento básico

Oficinas capacitam profissionais da área de saneamento básico

A partir do mês de março, a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) promovem 20 oficinas em todo o Brasil. A Associação Mineira de Municípios (AMM) apoia a iniciativa, que tem o objetivo de capacitar cerca de mil gestores, técnicos e pesquisadores do setor de saneamento básico para a criação e estruturação de serviços municipais de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Até 2016, mais de 200 oficinas capacitaram em torno de cinco mil participantes, na melhoria do saneamento básico como: Oficina de Política e Plano Municipal de Saneamento Básico; Oficina de Gestão de Resíduos Sólidos com ênfase em Projetos de Aterros Sanitários em Consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos; Curso de Gestão Econômico-financeira no Setor de Saneamento; Curso de Redução de Perdas em Sistemas de Saneamento; Curso de Estruturação e Implementação de Consórcios Públicos de Saneamento. Todos voltados para municípios com até 50 mil habitantes.

Na pauta dos cursos estão: aspectos legais; elementos conceituais da organização e da gestão dos serviços; metodologias de planejamento; viabilidade e sustentabilidade técnica e econômica dos serviços; controle social; organização administrativa; orientações e procedimentos para elaboração de diagnóstico técnico e administrativo e consórcio público.

Mais informações com o Coordenador do Convênio, Dario Feitosa, pelo e-mail gestaoemsaneamento@assemae.org.br, ou telefones (61) 3322-5911 / 3325 7592 e no hotsite www.gestaoemsaneamento.org.br.

Publicado em 9 de fevereiro de 2017.