Home > Comunicação > Notícias > Observatório do Esporte e UFPR fecham ciclo de capacitações para a pesquisa nacional sobre Gestão do Esporte nos estados e municípios

Observatório do Esporte e UFPR fecham ciclo de capacitações para a pesquisa nacional sobre Gestão do Esporte nos estados e municípios

Os próximos passos agora são o monitoramento do preenchimento do cadastro pelos (as) gestores (as), além da continuidade na mobilização, até 31/08, para que os demais municípios também tenham acesso à ferramenta

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), estão, desde o mês de maio de 2021, organizando uma série de eventos on-line de apresentação e capacitação para o preenchimento do cadastro da pesquisa intitulada “Gestão do esporte nos estados e municípios (GEEM)”.

O objetivo é viabilizar o desenvolvimento de uma base de dados, em nível nacional, mapeando a realidade esportiva no País de forma a potencializar as ações dos diferentes entes federados, melhorando o fluxo de informação e possibilitando articulações futuras na área esportiva. O público-alvo desses eventos foram, principalmente, os (as) gestores (as) municipais de esporte de Minas Gerais.

O primeiro Seminário, no dia 12/05 pelo Observatório do Esporte e IPIE, foi acompanhado por mais de 700 pessoas ao vivo. Nas três semanas subsequentes, aconteceram quatro capacitações, nos dias 19/5, 26/5 e 2/6 e 16/06, por meio da plataforma Zoom, que encontram-se  disponíveis no Canal do Youtube da Sedese. Nesses encontros, foi feita a apresentação das seis abas do questionário e sanadas as dúvidas dos (as) gestores (as) sobre as questões que constituem cada uma delas (Dados da Entidade, Governança, Recursos Humanos, Da política para o esporte, Instalações e Cultura Esportiva).

Sobre a atuação de Minas Gerais no projeto, a professora Natasha Lise, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, destaca que “a participação das cidades mineiras tem sido de um engajamento admirável! Em menos de um mês, foram 414 municípios já cadastrados com login e senha – destes, 269 já iniciaram o preenchimento. Esse número vem aumentando dia após dia, em um curto período de tempo. Muita satisfação na parceria com Minas Gerais, sobretudo pela organização e comprometimento com o esporte”.

Após a entrada de Minas Gerais, o projeto alcançou a importante marca de 1.018 municípios cadastrados, sendo 40,67% mineiros.

Além de contribuir para o desenvolvimento de dados sobre as políticas esportivas no Estado e no País, o GEEM também têm sido catalisador de uma maior aproximação das diretorias regionais com a pasta do esporte.

Cronograma

Os próximos passos agora são o monitoramento do preenchimento do cadastro pelos (as) gestores (as), além da continuidade na mobilização, até 31/08, para que os demais municípios também tenham acesso à ferramenta.

Outras informações podem ser solicitadas via e-mail, observatoriodoesporte@social.mg.gov.br

Conheça o Observatório do Esporte: https://observatoriodoesporte.mg.gov.br/

Conheça o IPIE: http://www.inteligenciaesportiva.ufpr.br/site

Mais informações com o assessor do departamento de Esportes da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 3916-9191.