Home > Comunicação > Notícias > “O impacto positivo na vida do cidadão será imediato com o pagamento da dívida da Saúde aos municípios”, afirma Julvan Lacerda em João Monlevade

“O impacto positivo na vida do cidadão será imediato com o pagamento da dívida da Saúde aos municípios”, afirma Julvan Lacerda em João Monlevade

Para falar sobre a importância do associativismo no aprimoramento da gestão pública e como a Associação Mineira de Municípios (AMM) vem conquistando importantes pautas, em destaque o acordo que está sendo costurado com o governo de Minas Gerais para o pagamento da dívida bilionária da Saúde, que chega a R$ 7 bilhões, o presidente da AMM e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, participou, na manhã desta terça (8), do Seminário de Boas Práticas e Modernização da Gestão Pública, que aconteceu na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (AMEPI), em João Monlevade.

Sobre o acordo, Julvan destacou a importância de que ele seja fechado o mais rápido possível e como será importante o aporte para os municípios. “O que esperamos é uma agilidade do governo do Estado no sentido de se posicionar, mesmo que seja com valores divergentes dos nossos, para chegarmos a um entendimento. E é necessário que esse acordo saia ainda esse ano”.

Sobre o associativismo, Julvan também foi enfático. “É preciso que os prefeitos busquem conhecer as demandas regionais, que também refletem nas demandas locais. Esse é o propósito do nosso associativismo, o regional através da AMEPI, o estadual com a AMM e o federal, com a CNM. Precisamos estar juntos. Estamos à disposição para poder somar nessa luta em conquista de benefícios aos municípios, que são benefícios para os cidadãos”, disse.

Fernando Rolla destacou as dificuldades que os prefeitos enfrentam para gerir uma cidade e como é importante que busquem auxílio de quem possa orientar para uma gestão mais eficaz.  “Acho que a AMEPI está dando um passo muito importante hoje, trazendo a CNM e a AMM junto com os municípios da região. É importante essas entidades aproximarem dos municípios trazendo informações, conhecimento e experiência”, disse.

“Agradeço o convite para estar com vocês e parabenizo a liderança da AMEPI, porque tenho dito o seguinte: com a extensão territorial de Minas Gerais e a quantidade de municípios que têm, as regiões precisam se organizar e estar cada vez mais unidas para buscar o aprimoramento, unir forças para compartilhar boas práticas e se aprimorar juntos, e também para poder conquistar o que é preciso no bolo, que é tão concorrido, tanto o estadual, que está meio murchinho, quanto o federal, que é onde está o dinheiro do cidadão”, disse Julvan.

Além da participação da AMM e da CNM no evento, o Seminário de Boas Práticas e Modernização da Gestão Pública, contou com importantes palestras sobre instrumentos para o monitoramento, avaliação, planejamento e imagem da administração pública.

O evento respeitou o distanciamento social, uso de máscaras e todos os protocolos sanitários implantados em decorrência da Covid-19.

Presenças

Na mesa de abertura, estavam Julvan Lacerda, o presidente da AMEPI e prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, e o vice-prefeito de João Monlevade, Fabricio Pinto De Melo Lopes, representando o prefeito Laércio José Ribeiro.

Participaram da reunião os prefeitos: José Bráulio Aleixo, de Dom Silvério; Alcemir José Moreira, de Santa Bárbara; Éder Elói Alves Pena, de Sem Peixe; Adriano Alvarenga, de Rio Casca; Augusto Henrique da Silva, Rio Piracicaba; Maurosan Gonçalves Machado, Alvinópolis; Marco Antonio Lage, de Itabira.

E os vice-prefeitos: Fabrício Pinto de Melo Lopes, de João Monlevade; Reginaldo Santos Lima, de Nova União; Rosilane Taveira Basílio, de Bela Vista de Minas; Lourival Ramos de Souza, de Barão de Cocais; Dionir Rodrigues, de Santa Bárbara; Vicente Pinto Ribeiro Neto, de Bom Jesus do Amparo; Ronaldo Alves Torres, de Alvinópolis, e Dr. Marco Antônio, de Conselheiro Lafaiete. Além de vereadores e lideranças da região.