Home > CQGP > O gerenciamento dos serviços de saúde foi tema de curso do CQGP da AMM

O gerenciamento dos serviços de saúde foi tema de curso do CQGP da AMM

“Gerenciamento dos serviços de saúde – como estruturar e gerenciar os serviços de saúde local” foi o tema do último curso do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) da AMM, nos dias 8 e 9 de agosto, na sede da entidade em Belo Horizonte. Na capacitação, foram apresentadas ações possíveis em ambientes de escassez econômica e técnicas de como organizar o atendimento aos usuários por meio do planejamento compatível com a realidade econômica do município.  

Na avaliação da professora Marileni Martins, que é especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, é preciso muita organização e planejamento para se conseguir administrar um município na atual conjuntura econômica do Brasil. “Nós estamos vivendo uma crise financeira no nosso Estado e no nosso País. É importante que os gestores aprendam a se organizar com o que têm hoje, pois não há perspectivas de novos financiamentos. E é preciso estar organizado para assistir o seu munícipe, ter planejamento, estar atualizado com as questões orçamentárias e legais para conseguir custear os serviços de saúde, pois as pessoas não param de adoecer.” 

Outro desafio enfrentado atualmente é em relação à judicialização da saúde. No curso, a professora apresentou formas de como organizar os serviços e como fazer a gestão em relação a esses mandados judiciais.   

Presente em um curso da AMM pela primeira vez, o secretário de saúde da prefeitura de São José da Varginha, Victor Paulino de Melo Pereira, ressaltou a qualidade das aulas e da estrutura oferecida. “Gostei muito, pois aprendi muitas coisas novas, principalmente sobre o funcionamento da gestão. Temos que adequar da maneira certa e aprendermos a gerir o recurso corretamente.”  

Mais informações na AMMTV (aqui) e sobre os cursos do CQGP no portal da AMM (clique aqui).