Home > Comunicação > Notícias > No Dia Mundial da Saúde, AMM alerta sobre importância de cuidados com o corpo

No Dia Mundial da Saúde, AMM alerta sobre importância de cuidados com o corpo

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril. A data coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. O conceito de Saúde definido pela OMS é amplo e não se restringe apenas à ausência de doenças, sendo: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de enfermidades”. Neste 7 de abril, a assessoria do departamento de Saúde da AMM alerta os gestores públicos e a população a terem um cuidado especial com a saúde.

Semana da saúde

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) está articulando uma série de atividades virtuais e simbólicas com a rede de conselhos, movimentos, entidades e frentes para o mês de abril, definido como o mês da Saúde. O tema que vai pautar as atividades: “Em defesa do SUS e da vida de todas as pessoas”.

O CNS vai concentrar as atividades na Semana de 5 a 11 de abril, mas estimula os conselhos de saúde e a sociedade a promoverem atividades ao longo de todo o mês, conforme disponibilidade de agendas.

Como participar?

Promova e participe das atividades online da Semana da Saúde 2021 e ajude a fortalecer a rede em defesa do SUS e da vida e a vacinação para toda a população. Encaminhe para o comunicacns@gmail.com fotos as atividades online, com nome da cidade, estado e data de realização. Utilize as hashtags: #SemanaSaúde2021 #EuDefendoSUS #VacinaParaTodaseTodos #SUScombateCoronavírus em tudo que você postar.

Campanha

O Ministério da Saúde reforças os cuidados para evitar a contaminação por coronavírus. “Proteger a nossa saúde é também cuidar da saúde do Brasil. Por isso, no Dia Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde reforça a importância das medidas de cuidados pessoais. Use máscara, lave as mãos com frequência, use álcool em gel e evite aglomerações.” 

Alimentação

Cuidar da alimentação, praticar atividade física e buscar manter o peso adequado é essencial para recuperar a saúde, prevenir o retorno de doença e o desenvolvimento de câncer. As informações são dos relatórios do Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer (WCRF) e do Instituto Americano de Pesquisa em Câncer (AICR).

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) sugere as pessoas a utilizar o Guia Alimentar para a População Brasileira como fonte confiável de informações e recomendações sobre alimentação adequada e saudável. Confira também as recomendações referentes ao consumo de bebidas alcoólicaspeso corporal e atividade física.

Fontes para pesquisa: INCA e CNS.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.