Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Na abertura de seminário em Capitólio, Julvan Lacerda defende empreendedorismo local para fortalecer turismo nos municípios

Na abertura de seminário em Capitólio, Julvan Lacerda defende empreendedorismo local para fortalecer turismo nos municípios

O Município de Capitólio, em Minas Gerais, será palco nesta semana de um grande evento municipalista deste ano. Com o auditório lotado, o I Seminário Nacional de Governança para o Turismo começou nesta quinta (11) com uma cerimônia marcada por momentos de emoção. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), primeiro vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, conduziu a abertura do evento, que contou com a presença de autoridades das três esferas governamentais e de entidades ligadas ao Turismo para trazer à tona os debates sobre a importância dessa atividade para o desenvolvimento das cidades por meio do incremento de receita e da geração de empregos.

Em seu discurso, Julvan Lacerda deu boas-vindas ao público e lembrou que o Brasil possui muitas belezas que podem ser conhecidas, mas que precisam de incentivos e qualificação. “A gente precisa preparar essa indústria do Turismo. Essa atividade tem mais tendência de crescimento hoje do que a de cosmético, que é considerada a que mais cresce no Brasil”, disse o vice-presidente da CNM.

Outro ponto defendido por Julvan Lacerda foi o fortalecimento do empreendedorismo. Para ele, os gestores têm que comprar essa ideia e torná-la prioridade como forma do desenvolvimento municipal. “Precisamos incentivar o empreendedorismo local. Isso dá resultado muito positivo. E temos parcerias com a do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para que isso aconteça”, defendeu.

Apoio

Esse entendimento foi reforçado no discurso do presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, que enfatizou a importância de ter a CNM como uma das parceiras para auxiliar os municípios. “O Sebrae está para servir, orientar, prosperar, prosseguir e orientar para uma vida melhor. Estamos à disposição dos municípios.”

Nesse sentido, Melles fez uma apresentação das principais ações que a entidade oferece aos municípios que possam contribuir com o desenvolvimento. Um deles é o Cidade Empreendedora. “O Sebrae tem programas que podem servir de instrumentos para que os municípios prosperem mais”, disse.

Anfitrião do encontro, o prefeito de Capitólio, José Eduardo, saudou o público e lembrou a vocação turística da sua cidade e importância de trocar informações no Seminário. O gestor entende que essa interação vai agregar bastante na gestão municipal. “Vocês serão muito bem-recebidos e terão a possibilidade de ampliar conhecimentos. Esse seminário acontece para reproduzir tudo de bom da experiência e do conhecimento que temos para passar um para o outro. Se cada um de vocês souber extrair na maior profundidade possível essas informações e levar para a sua região, será uma contribuição para a economia local. Nós vivemos essa realidade em Capitólio”, exemplificou o gestor.

Experiência

O exemplo de Capitólio, que se tornou referência no Estado com ações que impulsionaram o Turismo, foi lembrado pelo presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e consultor da CNM, Mário Nascimento. Uma delas foi o investimento em estrutura para receber os turistas. Atualmente, são quatro mil leitos para uma cidade que possui menos de dez mil habitantes.

Medidas como essas, associadas ao potencial turístico da cidade, contribuíram bastante para o fortalecimento da economia local. “Não há desemprego em Capitólio. O orçamento que era de quase R$ 36 milhões praticamente dobrou nos últimos anos na cidade. Essas ações serão retratadas aqui no seminário. A CNM está focada em desenvolver iniciativas importantes como essa porque o Turismo é a alavanca propulsora do desenvolvimento econômico”, considerou.

A Secretária Nacional de Inclusão Social do Ministério da Cidadania, Rita Passos, foi outra participante que defendeu investimentos e qualificação para o Turismo. “Queremos receber os turistas estrangeiros, mas precisamos ter mão de obra preparada para tornar o Brasil o número 1 nessa atividade”, reforçou.

Emoção

Formado por crianças e adolescentes, o Coral de Meninos de Cássia empolgou o público ao cantar o Hino Nacional na abertura do evento. A atração ainda contou com outras músicas que arrancaram aplausos calorosos dos participantes do evento.

Na cerimônia de abertura, estavam presentes o deputado estadual professor Irineu, que preside a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; o deputado estadual Antônio Carlos Arantes; a Secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça; e o Secretário do Ministério do Turismo, Bob Santos.

O Seminário Nacional de Governança para o Turismo, que segue até o dia 14 de julho, é promovido pela CNM em parceria com a AMM e a prefeitura de Capitólio e conta com o apoio institucional do Sebrae.

Fonte: Agência CNM de Notícias.