Home > Comunicação > Notícias > Municípios têm até 29 de março para adequarem as contas do Fundeb

Municípios têm até 29 de março para adequarem as contas do Fundeb

Portaria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)/Ministério da Educação (Mec) define prazo até o dia 29 de março para os gestores da pasta da Educação adequarem as contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A Portaria Conjunta FNDE/STN nº 2, de 28 de janeiro de 2018, publicada no Diário Oficial da União, no dia 29 de janeiro de 2018, dispõe sobre os critérios e orientações operacionais a serem observadas na movimentação e divulgação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Conforme a normativa, a conta específica do Fundeb deverá ser aberta e mantida no CNPJ do Órgão responsável pela área de Educação, ou seja, pela Secretaria Municipal de Educação ou Órgão equivalente e movimentada, exclusivamente por meio eletrônico.

Sendo assim, os gestores deverão comparecer à instituição financeira em que é mantida a conta específica do Fundeb para regularização do CNPJ de titularidade da conta, confirmação da instituição financeira, e conta bancária com movimentação por meio exclusivamente eletrônico.

Após esses procedimentos, no prazo de 60 dias, contados da publicação da Portaria, a Secretaria Municipal de Educação deverá declarar, por meio do cadastro do Conselho do Fundeb de seu município, no sistema CACS-FUNDEB, os dados do CNPJ de titularidade da conta, a instituição financeira, a agência e conta específica do Fundeb, a fim de comprovar a adequação à Portaria.

Mais informações aqui e com a assessora do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, pelo telefone (31) 3916-9199.

Publicado em 1° de março de 2018.