Home > Comunicação > Notícias > Municípios recebem último repasse do FPM de janeiro nesta quinta (30)

Municípios recebem último repasse do FPM de janeiro nesta quinta (30)


Valor mensal do Fundo de Participação teve queda de 12,44% em relação ao mesmo período de 2019
 
O terceiro decêndio de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será depositado nos cofres das prefeituras mineiras, na quinta-feira, 30 de janeiro. O valor total soma R$ 407.626.041,14, já descontada a parcela de retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O valor total do mês fechou em R$ 935.389.581, já descontada a parcela de retenção do Fundeb. Considerando a inflação, o montante é 12,44% menor do que o mesmo período de 2019.

A Associação Mineira de Municípios e a Confederação Nacional de Municípios pedem atenção dos gestores. O FPM de 2020 sinalizou preocupação com a gestão fiscal dos municípios diante da estimativa de queda. Além disso, assim como a maioria das receitas de transferências do País, o Fundo não tem distribuição uniforme ao longo do ano, o que exige cautela e planejamento.

As transferências do Fundo são feitas em dois ciclos. No primeiro semestre, estão os maiores repasses (fevereiro e maio). Já no outro ciclo, de julho a outubro, os repasses diminuem significativamente, com destaque para setembro e outubro.

Confira os valores líquidos do repasse do FPM com os descontos – 20% do Fundeb, por municípios, no Portal de Transferências dos Municípios Mineiros (aqui).

Fonte: AMM, com informações da CNM. Foto: Pixabay.

Mais informações com a assessora do departamento de Economia da AMM, Angélica Ferreti, pelo telefone (31) 2125-2430.