Home > Comunicação > Notícias > Municípios recebem transferência do 3º decêndio do FPM de outubro no dia 30

Municípios recebem transferência do 3º decêndio do FPM de outubro no dia 30

Será creditado na próxima quarta-feira, 30 de outubro, nas contas das prefeituras mineiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referente ao 3º decêndio do mês, no valor de R$ 685.125.783,97, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 856.407.229,96. De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o 3º decêndio de outubro de 2019, comparado com mesmo período do ano anterior, apresentou crescimento de 5,38% em termos nominais (valores sem considerar os efeitos da inflação). O acumulado do mês, em relação ao mesmo período do ano anterior, teve crescimento de 3,63%.

O Fundo de Participação apresenta variações mensais com distribuição não uniforme, assim como as transferências semanais do ICMS, entre outras no País. A avaliação mês a mês do comportamento do fundo nos repasses da Receita Federal ocorrem em dois ciclos distintos. No primeiro semestre, estão os maiores repasses do FPM (fevereiro e maio). Já no outro ciclo, entre os meses de junho a outubro, os repasses diminuem significativamente, com destaque para setembro e outubro. Para os meses de julho e dezembro de cada ano foram acrescidos 1% adicional ao repasse do fundo por força das emendas constitucionais EC84/2014 (julho) e EC 55/2014 (dezembro).

Veja o levantamento completo

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional. ***Elaboração da planilha: Angélica Ferreti, assessora do departamento de Economia AMM.

Mais informações sobre os valores destinados ao seu município no Portal das Transferências, desenvolvido pela AMM (clicando aqui), e com a assessora do departamento de Economia da AMM, Angélica Ferreti, pelo telefone (31) 2125-2430. Foto/imagem: Pixabay.