Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Municípios mineiros recebem série de eventos do programa para o desenvolvimento sustentável das hidrovias brasileiras

Municípios mineiros recebem série de eventos do programa para o desenvolvimento sustentável das hidrovias brasileiras

Os municípios mineiros de Alfenas, Três Marias e Pirapora recebem a série de eventos “Diálogos Hidroviáveis” – Programa de Integração Permanente de Iniciativas para o Desenvolvimento Sustentável das Hidrovias Brasileiras de 22 a 26 de julho de 2019.  

A Associação Mineira de Municípios (AMM) apoia a divulgação dos encontros, uma iniciativa destinada à promoção do transporte aquaviário. Nos eventos, serão debatidos temas sobre o potencial deste modal e seu impacto econômico e social para o transporte de cargas e passageiros, para o turismo, para o escoamento da produção agropecuária e sua interação com a geração de energia hidroelétrica no Estado. 

Nesta fase regional, os temas debatidos vão se ajustando às realidades locais, mantendo coerência e linearidade com os avanços conquistados e serão base para elaboração da programação dos debates. 

No calendário, há três edições em Minas Gerais em virtude do forte potencial hidroelétrico, simbolizado pelos Lagos de Furnas e Três Marias, e pela emblemática localização do vapor Benjamim Guimarães no Rio São Francisco, em Pirapora. Embora o Estado não possua nenhuma grande hidrovia, é berço de três importantes Bacias Hidrográficas, cuja gestão da vazão tem reflexo imediato na navegabilidade de diversas hidrovias, entre elas a mais importante economicamente, a Tietê Paraná, e a que impacta o maior número de estados no País, a do Rio São Francisco. Confira a agenda: 

  • Dia 22 de julho: Alfenas (MG) – A Importância da Gestão da Vazão dos Reservatórios para o Turismo.
  • Dias 24 e 25 de julho: Três Marias (MG) – O Turismo Náutico como Fator de Desenvolvimento Regional.
  • Dia 26 de julho: Pirapora (MG) – Desafios do São Francisco: Gestão e Intermodalidade. 

Os eventos são promovidos pela Agência de Desenvolvimento do Corredor Norte (ADECON), com a coordenação geral da Executiva Promoções, idealizadora do programa; apoio institucional do Governo do Estado de Minas Gerais, da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso (Aprosoja MT), do Movimento Pró-Logística do Mato Grosso, da Marinha do Brasil e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com apoio governamental dos ministérios da Infraestrutura, de Minas e Energia, do Meio Ambiente e do Turismo.  

Mais informações sobre os eventos no site: http://hidroviaveis.com.br/