Home > Comunicação > Notícias > Municípios mineiros recebem 1,3 milhão de testes rápidos de covid-19

Municípios mineiros recebem 1,3 milhão de testes rápidos de covid-19

Recomenda-se aos gestores municipais de saúde que direcionem o uso dos testes rápidos de antígeno dentro dos eixos da Atenção Primária à Saúde (APS)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou, na quarta-feira (2/2), o envio de 1.306.320 testes de diagnóstico rápido de covid-19 aos municípios. O objetivo da secretaria é manter a expansão do diagnóstico da covid-19 em larga escala, a fim de monitorar a situação epidemiológica e direcionar esforços para a contenção da pandemia no Estado.

Os testes estão sendo encaminhados às Unidades Regionais de Saúde (URSs) por meio dos Correios, estimando-se o prazo de entrega de 48 horas. As URSs farão a distribuição para os municípios que se encontram sob a respectiva região de abrangência.

Desde o início da pandemia, a SES-MG disponibilizou para os municípios o total de 2.659.580 testes rápidos para a detecção de antígeno SARS-CoV-2. Além disso, são feitos testes RT-PCR na rede pública de laboratórios referenciados do Estado.

Os testes rápidos de antígenos em distribuição deverão ser utilizados na testagem dos casos suspeitos de covid-19, mesmo aqueles com a forma leve da doença.

Considerando o cenário epidemiológico dos casos de síndrome gripal em Minas Gerais, recomenda-se aos gestores municipais de saúde que direcionem o uso dos testes rápidos de antígeno dentro dos eixos da Atenção Primária à Saúde (APS), atenção especializada à saúde (AES), subsistema de saúde indígena (SasiSUS) e da vigilância em saúde.

Positividade

A SES-MG monitora os testes por meio do registro do uso e notificação dos casos no sistema oficial do Ministério da Saúde (E-SUS notifica). O registro inclui extração e qualificação dos dados para análise, o número de exames em todo o Estado e a porcentagem de resultados positivos em janeiro de 2022.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, foi registrada elevação gradativa da positividade ao longo do mês de janeiro, que evoluiu de 14,7% na primeira semana, para 28,7%, 40,5% e 41,7%, respectivamente, nas semanas consecutivas. Os dados relativos à porcentagem de testes positivos no Estado estão em consolidação pelos técnicos da SES-MG.

Orientação

A SES-MG orienta que, se possível, as secretarias municipais de saúde organizem ações de testagem extramuros.

Uma possibilidade é a utilização do guia prático para triagem de casos de covid-19 utilizando testes rápidos de antígeno (TR-AG) descrito no Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-Teste).

Recomendações técnicas adicionais podem ser consultadas na Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.598, de 8 de novembro de 2021. Orientações referentes à priorização da testagem em locais com baixa disponibilidade de testes ou capacidade operacional limitada podem ser consultadas na Nota Técnica nº 1/SES/SUBVS-CELP/2022.

Clique aqui e confira a tabela com quantitativo de testes destinados a cada município do Estado.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.

Fonte: SES-MG

Foto: Fábio Marchetto