Home > Coronavírus > Municípios mineiros recebem 1% do FPM adicional de julho nesta quinta-feira (9)

Municípios mineiros recebem 1% do FPM adicional de julho nesta quinta-feira (9)

O primeiro repasse adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2020 entrará nos cofres municipais nesta quinta-feira, 9 de julho. Conforme informações da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o montante será repassado até às 18 horas.

Os municípios mineiros receberão R$ 574.796,416,98 e sobre esse valor não se aplica o desconto constitucional de 20% destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A verba adicional, repassada anualmente em julho, representa uma conquista histórica do movimento municipalista. O direito constitucional aos recursos foi garantido pela Emenda Constitucional (EC) 84/2014, que incluiu alínea “e” do inciso I do artigo 159 da Constituição Federal de 1988. No entanto, o valor deste ano será 1,30% menor que o de 2019.

Se não fosse a pandemia e as medidas de enfrentamento ao coronavírus, o 1% de julho seria bem maior que o montante repassado em 2019. O impacto provavelmente será maior no próximo extra do 1% do FPM, que será transferido em dezembro, considerados vários meses de baixa arrecadação.

O cálculo do repasse adicional de julho se dá de maneira semelhante ao 1% do mês de dezembro (Emenda Constitucional 55/2007) de cada ano, ou seja, com a incidência do percentual sobre o Imposto de Renda (IR) contabilizada entre o início de julho do ano passado até o final de junho deste ano. Logo, será repassado antes do primeiro decêndio do mês de julho, quando são creditados os valores do FPM.

Mais informações no Portal das Transferências da AMM (clicando aqui), e com a assessora do departamento de Economia da AMM, Angélica Ferreti, pelo telefone (31) 2125-2430.

Com informações e arte da Agência CNM de Notícias.