Home > Comunicação > Notícias > Municípios mineiros devem fazer adesão no aplicativo Saúde Digital MG – Covid-19 até o dia 25

Municípios mineiros devem fazer adesão no aplicativo Saúde Digital MG – Covid-19 até o dia 25

A partir de 24 de maio de 2021, o aplicativo Saúde Digital MG disponibilizará uma nova funcionalidade, voltada para o cadastro e agendamento da vacinação contra a Covid-19. Por isso, foi aberto pela Secretaria de Estado de Saúde período de ADESÃO, por parte dos municípios, no aplicativo Saúde Digital MG. O prazo de adesão vai até 25 de maio e deve ser feita nas Unidades Regionais de Saúde.

O município cadastrado contará com grandes benefícios, como a notificação automática da vacinação ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações e painel de informações para acompanhamento da vacinação.

A iniciativa busca proporcionar uma ferramenta para evitar aglomerações nos pontos de vacinação e otimizar a logística de vacinação. Por meio do aplicativo, o cidadão conseguirá realizar o cadastro e agendamento da vacinação contra a Covid-19 de forma simples e acessível, por meio do seu celular.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Desde em 8 de maio de 2020, quando foi lançado pelo Governador Romeu Zema, o aplicativo Saúde Digital MG disponibiliza à sociedade a possibilidade de realização de autoavaliação de saúde com foco no Novo Coronavírus, baseado em telemedicina, ferramenta rápida e conveniente deacesso a médicos, enfermeiros e psicólogos para atendimento à população. Qualquer pessoa residente em Minas Gerais pode passar por consulta médica,ter atendimento psicológico e acompanhamento com enfermeiros, caso tenha sintomas e/ou suspeitas de contaminação pelo Novo Coronavírus, sem sairde casa. Caso seja necessária a emissão de atestados médicos, prescrições médicas ou pedidos de exames, o “Saúde Digital MG – Covid-19” disponibilizará estes documentos no próprio aplicativo, ou por e-mail.

FUNÇÃO DE VACINAÇÃO

A partir de dados e informações disponibilizadas pelo município e pelo Programa Nacional de Imunização, o aplicativo informará aos usuários cadastrados se eles já estão aptos a receber o imunizante, bem como os locais, horários e datas disponíveis para a vacinação.

A iniciativa busca proporcionar uma ferramenta para evitar aglomerações nos pontos de vacinação e otimizar a logística de vacinação, aumentando a previsibilidade de doses utilizadas por dia, bem como realizar, de forma automática, a notificação no sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Ainda, o município poderá acompanhar por meio de painel, em tempo real, a aplicação de vacinas em cada ponto de vacinação local.

Mais informações com a Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais pelo telefone (31) 3916-0585.