Home > Destaques > Municípios mineiros dão título a Minas Gerais como melhor destino histórico e de natureza do Brasil

Municípios mineiros dão título a Minas Gerais como melhor destino histórico e de natureza do Brasil

As paisagens mineiras, com montanhas, cachoeiras, ruas de pedra e casarões antigos, que formam simétrica composição aos olhos e às lentes de câmeras fotográficas, são temas de textos literários, fotografias, filmes e músicas de artistas consagrados do Brasil. Toda essa riqueza cultural levou o Estado a ser eleito o melhor destino histórico e de natureza do Brasil, conforme dados de uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no dia 24 de junho.

O estudo avaliou as opções de viagem de paulistanos em 50 categorias. Entre os entrevistados, 24% escolheram as terras mineiras por seu legado histórico preservado. Já as belezas naturais colocaram o Estado com 6% à frente dos demais.

Minas Gerais possui o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade no País, título concedido pela Unesco, como o Centro Histórico de Ouro Preto; o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas; o Centro Histórico de Diamantina; e o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte.

O Estado concentra, também, atrativos naturais, como o Parque Estadual Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro, com a terceira maior queda d’água do País, a Cachoeira do Tabuleiro. No Parque Nacional da Serra do Cipó, há o Cânion das Bandeirinhas e a Cachoeira da Farofa. Lá, é possível fazer o roteiro conhecido como Travessia Alto Palácio – Serra dos Alves, com 40 quilômetros. O trajeto é composto por fauna e flora variadas, além de belezas naturais como a Cachoeira dos Cristais.

Na avaliação do secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte, a pesquisa reforça a importância de aliar a preservação do patrimônio ao estímulo da atividade turística. “Minas Gerais já é referência em turismo histórico e agora vem se firmando, também, como importante destino de natureza no Brasil. Além disso, temos uma gastronomia diferenciada, somos um estado bastante seguro, com um povo receptivo e acolhedor”, diz.

A pesquisa reforça as belezas naturais de Minas Gerais e, também, a gestão dos municípios mineiros que concentram as ações na preservação do patrimônio histórico das cidades e no investimento no artesanato, na cultura, sobretudo nas manifestações artísticas e folclóricas, no turismo ecológico e de negócios.

Além disso, o roteiro gastronômico do Estado já foi consagrado internacionalmente, fato comprovado pela escolha de Minas Gerais para representar o Brasil no Madrid Fusion 2013, na capital espanhola. O evento homenageia, anualmente, a gastronomia de um país e 2013 foi o ano do Brasil ser escolhido e representado única e exclusivamente por Minas Gerais.

Com informações da Agência Minas e foto de Ane Souz/Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, em Ouro Preto.