Home > Comunicação > Notícias > Municípios devem responder estudo da Feam até 11 de agosto

Municípios devem responder estudo da Feam até 11 de agosto

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) está fazendo um estudo com os municípios sobre a gestão municipal dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). O objetivo será conhecer os avanços e fragilidades dos municípios em relação à gestão desse tipo de resíduo. Os municípios devem preencher o Questionário RSS, até o dia 11 de agosto de 2017, pelo navegador Google Chrome: http://bit.ly/gestaorss

A iniciativa pretende, com isso, dar suporte na execução da Política Estadual de Resíduos Sólidos, na busca pela promoção da qualidade ambiental e da proteção da saúde pública. Com o levantamento será possível saber sobre os aspectos específicos da gestão dos RSS nas Prefeituras e das demais etapas de gerenciamento desses resíduos.

Essas informações serão importantes, considerando o contexto atual de discussão e elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos nas esferas municipal e estadual, bem como o início das novas gestões municipais, que poderão elaborar, a partir de informações solicitadas nesse questionário, bancos de dados próprios, a serem atualizados periodicamente, facilitando a própria gestão de RSS e organização de informações a serem prestadas aos órgãos públicos.

Os 853 municípios mineiros já receberam, via ofício, o questionário sistematizado, no qual são solicitadas informações sobre geração, coleta, transporte e destinação dos resíduos de serviços de saúde no município a serem apresentadas, bem como as informações sobre a terceirização do tratamento e outros aspectos adotados pela Prefeitura na gestão dos resíduos de saúde. O gestor municipal deve, agora, de posse de todas as informações, preencher o questionário via sistema.

O sistema também não aceita o envio do formulário caso os campos obrigatórios não tenham sido completados. O Questionário deverá ser preenchido exclusivamente neste link, não sendo necessário o envio de informações à Feam em meio físico.

Mais informações pelos telefones: (31) 3915-1130 e 3915-1439, e-mail: feam.gesperss@meioambiente.mg.gov.br e com o assessor do departamento de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, pelo telefone (31) 2125-2418.

Foto: Pixabay. Publicado em 4 de julho de 2017.