Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Municipalistas se reúnem com ministros em busca de apoio

Municipalistas se reúnem com ministros em busca de apoio

Junto com lideranças do movimento municipalista, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, participou de reunião nesta terça-feira, 12 de fevereiro, no Ministério da Economia. Na oportunidade, os chefes das pastas de Economia e Cidadania tomaram conhecimento de questões sobre o pacto federativo e as reformas que o país precisa – e que devem beneficiar, diretamente, a gestão municipal.

Estavam presentes o ministro Paulo Guedes, da Economia; o ministro Osmar Terra, da Cidadania; o presidente da CNM, Glademir Aroldi; os vice-presidentes Julvan Lacerda e Haroldo Soares; o 1º secretário e o 1º tesoureiro, Hudson Brito e Jair Souto, representando, portanto, as cinco regiões do país.

Além das demandas nacionais, a pauta municipalista mineira foi entregue ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pelo presidente da AMM. As reivindicações têm como um dos parâmetros a autonomia dos municípios em relação aos repasses que vêm da União e um pacto federativo mais justo. O ministro defendeu a descentralização dos recursos e autonomia dos municípios. “Quando se tem um sistema político fechado, é natural que haja concentração de recursos, poderes e atribuições no governo central. Mas uma federação é construída de baixo para cima. Com a maior parte do dinheiro na base, com a administração municipal, e o restante com governadores e na União. O desafio é construir um Estado federativo de fato”, resumiu.

“É importante trazer aos ministros os problemas que afligem a administração municipal. Eles precisam entender que é necessária e urgente essa descentralização e entrar na luta com a gente, pelo bem da população de todos os municípios brasileiros”, destacou Julvan.

Na reunião, as lideranças apresentaram as principais demandas da gestão local a serem articuladas com as pastas a curto, médio e longo prazo. Além da revisão do pacto, as mudanças no atual sistema previdenciário estão entre as prioridades das equipes ministeriais.

Ministério do turismo

Ainda na tarde de terça-feira, Julvan Lacerda, acompanhado de prefeitos da região sul de Minas Gerais, estiveram com o ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Além de discutir idéias para alavancar o setor em todo o estado, foi exposto ao ministro a situação do Sul de Minas e propostas que podem ser apoiadas pelo governo federal.