Home > Coronavírus > Ministério da Saúde recomenda suspensão temporária do LIRAa de 2020

Ministério da Saúde recomenda suspensão temporária do LIRAa de 2020

A Coordenação Geral de Vigilância de Arboviroses (CGARB) informou a suspensão da realização do 2º do Levantamento Entomológico (LIRAa e LIA) do ano de 2020 em decorrência da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID – 19), por meio de Nota Informativa nº 9/2020/CGARB/DEIDT/SVS/MS de 31 de março de 2020.

No entanto, tendo em vista a continuação do plano de ação para medidas não farmacológicas instituídas pelo Ministério Saúde em 13 de março de 2020, que tem por objetivo reduzir o risco de transmissão do Coronavírus (COVID-19), a Coordenação Geral de Vigilância de Arboviroses (CGARB) recomenda às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde a suspensão temporária do LIRAa do ano de 2020, até o fim da epidemia da doença no país.

Todavia, cabe a cada município avaliar o cenário epidemiológico na sua localidade, e caso não estejam sendo afetados pela epidemia, poderão dar continuidade as atividades para realização do LIRAa de 2020.

Se os municípios optarem por realizar o Levantamento Entomológico, importante destacar que sigam criteriosamente as recomendações aos Agentes de Combate a Endemias (ACE) para adequação das ações de vigilância, controle de zoonoses e visitas domiciliares contidas na nota informativa nº 8/2020-CGARB/DEIDT/SVS/MS de 13 de março de 2020.

Apesar do cenário atual, a Coordenação Geral de Vigilância de Arboviroses continua com suas atividades e que qualquer outra alteração será informada previamente a todas as Secretaria Estaduais de Saúde.

Fonte: Conasems