Home > Coronavírus > Ministério da Saúde divulga cronograma do 19° ciclo do Programa Mais Médicos

Ministério da Saúde divulga cronograma do 19° ciclo do Programa Mais Médicos

Os gestores da área da saúde e profissionais inscritos no Mais Médicos para o Brasil devem ficar atentos às datas do cronograma do 19º ciclo do Programa, conforme o edital SAPS Nº 5/2020. O programa aberto é direcionado a médicos formados em Instituição de Educação Superior brasileira ou com diploma revalidado no Brasil. Os contratos terão duração de um ano, com possibilidade de prorrogação.

O Programa Mais Médicos (PMM) foi criado pelo Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões em que há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

O programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

O Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Básica do País – a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS) –, que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É nesse atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

Confira o cronograma completo neste link: Mais médicos ciclo 19.

Mais informações sobre o programa aqui e com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.