Home > Comunicação > Notícias > Ministério da Saúde divulga calendário da campanha de vacinação contra a influenza

Ministério da Saúde divulga calendário da campanha de vacinação contra a influenza

No dia 16 de abril, começa a segunda fase da vacinação contra a influenza direcionada ao grupo – de membros das forças armadas, de segurança e salvamento; doentes crônicos; caminhoneiros; motoristas de transporte coletivo; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade.

Conforme o ofício 177, do Ministério da Saúde, os coordenadores da saúde devem ficar atentos ao detalhamento dos públicos-alvo das próximas fases da campanha. Confira o ofício na íntegra AQUI.

Dividida em três fases, a campanha segue até o dia 22 de maio e tem como objetivo auxiliar os profissionais de saúde a descartarem a influenza na triagem de casos para o novo Covid-19, acelerando o diagnóstico e minimizando o impacto nos serviços de saúde. A meta é imunizar 90% do público prioritário da campanha, composto por aproximadamente sete milhões de pessoas em Minas Gerais.

Na terceira fase, que começa no dia 11 de maio, professores de escolas públicas e privadas; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade; pessoas com deficiência.

A campanha será encerrada no dia 22 de maio e as etapas ocorrerão simultaneamente em todos os municípios mineiros. O público da campanha também está maior neste ano, abarcando os adultos de 55 a 59 anos, que não recebiam a vacina nos anos anteriores.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.