Home > Coronavírus > Ministério da Saúde cadastra profissionais para trabalharem com ações durante a pandemia do coronavírus

Ministério da Saúde cadastra profissionais para trabalharem com ações durante a pandemia do coronavírus

O Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira (dia 2) a Portaria Nº 639, de 31 de março de 2020, com as diretrizes da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde, nos protocolos clínicos do Ministério da Saúde, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19).

As medidas previstas serão executadas durante o estado de emergência de saúde pública decorrente da Covid-19. Com a Ação, o Ministério da Saúde criará cadastro geral de profissionais da área de saúde, de caráter instrumental e consultivo, visando auxiliar os gestores federais, estaduais, distritais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) nas ações de enfrentamento à Covid-19.

Já os conselhos profissionais nas áreas da saúde deverão enviar ao Ministério os dados dos profissionais das áreas; comunicar aos profissionais registrados sobre o preenchimento dos formulários eletrônicos de cadastramento, por meio do endereço eletrônico: https://registrarh-saude.dataprev.gov.br.

Conforme determinado na portaria, considera-se profissional da área de saúde aquele subordinado ao correspondente conselho de fiscalização das seguintes categorias profissionais:

I – serviço social;

II – biologia;

III – biomedicina;

IV – educação física;

V – enfermagem;

VI – farmácia;

VII – fisioterapia e terapia ocupacional;

VIII – fonoaudiologia;

IX – medicina;

X – medicina veterinária;

XI – nutrição;

XII – odontologia;

XIII – psicologia; e

XIV – técnicos em radiologia.

Confira a portaria AQUI.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.