Home > Comunicação > Notícias > Ministério da Cidadania lança o Programa Vem Ser!

Ministério da Cidadania lança o Programa Vem Ser!

Iniciativa, promovida pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), visa oportunizar a iniciação esportiva a crianças e jovens no contraturno ou como complemento das atividades escolares

O Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, lançou o Programa Vem Ser! durante cerimônia em Brasília na quarta-feira (22/09). Voltado principalmente a crianças e adolescentes entre oito e 17 anos, a iniciativa visa propiciar o desenvolvimento integral dos alunos tendo como princípio a inclusão social, com uma metodologia focada na iniciação esportiva.

O Programa Vem Ser! poderá ser executado em escolas ou espaços comunitários, públicos ou privados, sendo desenvolvido no contraturno ou como complemento das atividades escolares.

Os núcleos esportivos do Programa Vem Ser! são projetados para 100 crianças e adolescentes, com 25 alunos por turma. Serão quatro horas semanais (16 horas/aula por mês) para cada grupo. Com custo total de R$ 244,7 mil, os primeiros núcleos começarão os trabalhos em 2022, mantendo o equilíbrio de gênero e respeitando a especificidade de cada indivíduo e a realidade de cada município.

Os núcleos serão viabilizados por meio de parcerias entre a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) da Secretaria Especial do Esporte e governos estaduais, municipais e do Distrito Federal, além de instituições públicas federais de ensino e Organizações da Sociedade Civil (OSC), com apoio de recursos financeiros próprios do Ministério da Cidadania ou por meio de emendas parlamentares.

Inversão da pirâmide

O investimento no esporte educacional é um dos pilares da política do Governo Federal para promover a cidadania e a saúde entre crianças e jovens. Conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 81% dos adolescentes não atingem as recomendações de 300 minutos de atividades físicas mínimas durante a semana, o recomendável para essa faixa etária.

É mais alarmante ainda para as meninas, pois 89% não atingem essa quantidade de minutos por dia. A faixa dos meninos também é bem alta, 78% aqui no Brasil. É na escola onde há oportunidade de acesso das crianças e dos adolescentes ao esporte.

Entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, no Rio de Janeiro, serão disputados os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) para crianças e jovens de 12 a 14 anos. O Brasil ainda será sede, em 2022 e 2023, dos Jogos Escolares Sul-Americanos e dos Jogos Mundiais Escolares Sub-15, respectivamente.

Além da iniciação esportiva, um dos objetivos do Programa Vem Ser! é ressaltar entre os participantes valores como amizade, respeito, excelência e amor, de modo que o resultado contribua no crescimento individual dos alunos não apenas nas atividades esportivas, mas no sentido de noções sólidas de cidadania.

Com informações do Ministério da Cidadania