Home > Comunicação > Notícias > Minas lança segundo mapeamento de demanda por mão de obra qualificada

Minas lança segundo mapeamento de demanda por mão de obra qualificada

O Governo de Minas avança na educação e na retomada do crescimento econômico no estado por intermédio do lançamento do segundo Mapeamento da Demanda de Ocupações e Formações Profissionais do Setor Produtivo Mineiro, que aconteceu on-line nessa quinta-feira (4/11) e integra o Projeto Estratégico Trilhas de Futuro. A partir de agora e até o próximo dia 25/11, empresas podem contribuir com o mapeamento, preenchendo o formulário https://bit.ly/MapeamentoOcupações

A iniciativa tem como objetivo fazer um chamamento para que empresas interessadas em contratar futuros profissionais possam participar do procedimento, respondendo a um formulário que vai informar demandas de ocupação, número de vagas, formação técnica necessária e local da vaga.

Por meio do mapeamento das demandas do setor produtivo, as secretarias de Estado de Educação (SEE/MG), de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Desenvolvimento Social (Sedese) vão traçar um plano de disponibilidade de cursos e vagas para ampliar as oportunidades para jovens mineiros (estudantes do 3º e 2º ano do Ensino Médio, da Educação de Jovens Adultos – EJA – e egressos do Ensino Médio) nos diversos municípios e regiões de Minas Gerais, bem como possibilitar empregabilidade dos alunos participantes.

O fornecimento de informações sobre o mercado de trabalho vai pautar a escolha dos cursos profissionalizante pela Secretaria de Estado de Educação, uma vez que as vagas ofertadas estarão alinhadas com o mapeamento. Isso simboliza um avanço muito significativo do Governo de Minas. Um novo edital, que será lançado em dezembro deste ano, vai disponibilizar mais de 30 mil novas vagas. Em 2021, 70 mil alunos se matricularam e iniciaram seus cursos no Trilhas de Futuro.

Trilhas de Futuro

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados e devidamente matriculados receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Conheça mais sobre a iniciativa do Trilhas do Futuro e seus resultados pelo vídeo:

https://drive.google.com/file/d/1Tt61PrcojcxF8fKW4eJnZu1izFbdZVMi/view

Resultados já perceptíveis

No primeiro Mapeamento da Demanda de Ocupações e Formações Profissionais do Setor Produtivo Mineiro foram levantadas aproximadamente 7,5 mil vagas, a partir da contribuição de 109 organizações, dentre elas grandes empresas de renome atraídas pelo Indi – Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais. Destas, praticamente 35 % das organizações tiveram vagas disponibilizadas alinhadas às suas demandas, pois foi possível priorizar as vagas demandadas e ter instituição contratada pela Secretaria de Educação ofertando vaga dos cursos demandados nos respectivos municípios solicitados.

Confira os cursos, vagas disponibilizadas, suas localidades e instituições ofertantes disponibilizados na plataforma: https://bit.ly/trilhasdefuturo