Home > Comunicação > Notícias > Minas Gerais comemora 301 anos

Minas Gerais comemora 301 anos

Em 2021, o estado de Minas Gerais completa 301 anos. A data celebra o desmembramento das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, já que a decisão que marca o início da existência administrativa do estado foi tomada em 2 de dezembro de 1720, pelo Conselho Ultramarino de D. João V, rei de Portugal.

Naquele período histórico, a capitania de Minas Gerais conquistava o posto de centro econômico da colônia. Isso se dava em função da grande exploração de ouro que, desde o século XVII, crescia de forma exponencial e que, já naquela época, apontava a riqueza mineral do território. A capitania era dividida em quatro comarcas: Vila Rica, Sabará, Serro Frio e Rio das Mortes. Todas elas permaneciam sob a jurisdição de um ouvidor responsável e marcaram a história de Minas rumo ao progresso.

Comemorar os 301 anos de Minas Gerais é colocar no trilho da história a trajetória desta população que sempre soube enfrentar os perigos dos sertões. Exaltar o passado também é reviver a importância do território mineiro – as minas e as gerais – e sua contribuição para o desenvolvimento do país, fortalecendo a posição de liderança deste Estado, que tanto engrandece a nação brasileira. Seja na política, na economia, no meio ambiente ou na cultura, os feitos dos mineiros ao longo desses 301 anos serviram para garantir que Minas jamais saia da história.

A AMM celebra a data e reforça aos gestores públicos e aos mineiros a importância da união de todos em prol do desenvolvimento das Minas Gerais. “Somos 853. E, juntos, somos muito mais. Este é o nosso slogan e o que move nosso trabalho na AMM. Apesar de termos vivido um período de tristeza, com tantas vidas perdidas para a covid-19, podemos ter esperanças da força dessa união com grandes conquistas municipalistas, encabeçadas pela AMM, com apoio dos gestores públicos e deputados que lutam por um Estado melhor”, comemora o presidente da AMM e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda.