Home > Comunicação > Notícias > “Mais Médicos” preenche 100% das vagas em Minas Gerais

“Mais Médicos” preenche 100% das vagas em Minas Gerais

O novo edital do “Programa Mais Médicos” mostra a maior adesão de brasileiros à iniciativa do Governo Federal. A 1ª chamada, que prioriza candidatos com CRM do Brasil, preencheu 100% das vagas no Estado de Minas Gerais, todas as 136 ofertadas. Os gestores municipais devem validar o médico no sistema do Programa até o dia 31 de janeiro.

A meta do Governo Federal é substituir quatro mil médicos cooperados por brasileiros, em três anos, reduzindo de 11,4 mil para 7,4 mil os participantes cubanos. A medida faz parte das ações do Ministério da Saúde para ampliar a participação de brasileiros.

Pela primeira vez, foi feita a permuta de localidade. Os profissionais puderam escolher quatro locais de preferência e foram distribuídos conforme critérios de classificação constantes no edital, como detenção de título de especialista e experiência na área de Saúde da Família. Entre os inscritos, 91% conseguiram ser alocados em sua primeira opção de localidade, o que já deve facilitar a permanência do médico no local.

Após a lotação definitiva, os médicos deverão confirmar o interesse nas vagas, se apresentando aos municípios. Os gestores deverão validar o médico no sistema do Programa, até o dia 31 de janeiro, para os profissionais iniciarem as atividades nas unidades básicas a partir do dia 1° de fevereiro. A homologação dos profissionais, com confirmação de início das atividades, deve ser feita pelas prefeituras entre 1° e 3 de fevereiro.

Acesse o edital e o cronograma da seleção.

Publicado em 30 de janeiro de 2017.