Home > Comunicação > Notícias > Luiz Felipe Pondé: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética é tema de palestra do sociólogo no X Congresso Mineiro de Vereadores

Luiz Felipe Pondé: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética é tema de palestra do sociólogo no X Congresso Mineiro de Vereadores

Falta menos de uma semana para o Congresso Mineiro de Vereadores, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no dia 8 de março, no Expominas, em Belo Horizonte. Na programação da segunda parte do evento, o público poderá conferir a palestra “Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”, com o doutor e pós-doutor em filosofia, escritor e professor Luiz Felipe Pondé, um dos filósofos contemporâneos mais respeitados no Brasil.

A décima edição do evento, que está dentro do projeto Desenvolve Minas Gerais, em parceria com o SEBRAE, será um importante momento para os legisladores dos 853 municípios mineiros, servidores das câmaras, juntamente com prefeitos, deputados e lideranças políticas, poderem buscar conhecimento e trocar experiências. O espaço será organizado dentro das normas dos protocolos atualizados pela prefeitura de Belo Horizonte para prevenção e combate à Covid-19.

A programação do X Congresso Mineiro de Vereadores contará com palestras de especialistas renomados e temas relevantes à atividade dos vereadores, como a importância das ações conjuntas do Legislativo e do Executivo, a atividade de fiscalização, a transparência das contas, a legalidade e a moralidade na atuação dos agentes políticos.

Por ser promovido no Dia Internacional da Mulher, a programação do Congresso terá, também, um ambiente de discussão sobre a necessidade de aumentar a presença feminina em todos os espaços de poder.

“Minas Gerais é o Estado com a maior força municipalista do Brasil. Somos 853 municípios com mais de oito mil vereadores. Acredito que os vereadores são fundamentais na defesa de um novo pacto federativo, na construção da boa política pública e no auxílio aos gestores na construção de municípios mais fortes, com mais qualidade de vida para os cidadãos”, afirmou Julvan Lacerda, Presidente da Associação Mineira de Municípios.

Feira legislativa

Além da extensa programação, com palestras e debates, o X Congresso Mineiro de Vereadores contará com um espaço para estandes, em que estarão reunidas instituições, empresas e prestadores de serviços. Um momento oportuno para o intercâmbio de experiências, interagir com os participantes, concretizar o diálogo eficaz entre os diferentes fatores que integram a administração pública, fazer análises e contatos com potenciais investidores.

Espera-se público de cerca de duas mil pessoas para este importante momento, quando legisladores municipais, servidores das Câmaras, juntamente com prefeitos, deputados e lideranças políticas, poderão buscar conhecimento e trocar experiências.

Programação (Sujeita a alterações)

MANHÃ

8h | Credenciamento

9h | Abertura Oficial

Julvan Lacerda – Presidente da Associação Mineira de Municípios
Rodrigo Pacheco – Presidente do Congresso Nacional
Romeu Zema – Governador do Estado de Minas Gerais
Agostinho Patrus – Presidente da Assembleia Legislativa de MG
Alexandre Kalil – Prefeito de Belo Horizonte
Carlos Melles – Diretor-presidente do Sebrae Nacional
Nely Aquino – Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte

Demais autoridades

11h | Palestra Magna – O Poder Legislativo mais perto do cidadão
Rodrigo Pacheco – Presidente do Congresso Nacional

TARDE

13h30 | Palestra: O Empoderamento Feminino
Isis Rezende (Empresária e especialista em comportamento e beleza feminina)

14h | Painel: O papel das Câmaras Municipais no desenvolvimento econômico dos municípios
Mediação: João Cruz Reis Filho (Diretor técnico do Sebrae Minas)

Palestrantes:
Tania Ziulkoski (Fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas – MMM)
Iza Menezes (Prefeita de Nepomuceno, diretora da AMM na região Sul, representante de Minas Gerais no Movimento de Mulheres Municipalistas – MMM)
Larissa Borges (Vereadora, presidente da Câmara Municipal de Pirajuba)
Caroline de Carvalho Castro (Vereadora, presidente da Câmara Municipal de Lagoa da Prata)

15h | Palestra: A importância da mulher na transformação da sociedade
Luciana Balbino (Historiadora e consultora de turismo de base comunitária; proprietária do Restaurante Rural Vó Maria, em Areia; foi escolhida pela Revista Forbes como uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro no Brasil)

16h | Palestra: Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética
Luiz Felipe Pondé (Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris e pela FFLCH da USP, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, escritor, diretor do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da PUCSP, professor da FAAP, comentarista do Jornal da Cultura e colunista da Folha de S. Paulo)

17h | Encerramento

Conheça a programação completa e inscreva-se gratuitamente clicando aqui.